Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

As coisas que se encontram quando se pensa mudar de casa

Read More »

terça-feira, 13 de setembro de 2011





“O Buddha Eden Garden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara.
Em 2001, profundamente chocado com a atitude do Governo Talibã, que destruiu, intencionalmente, monumentos únicos do Património da Humanidade, o Comendador Berardo deu início, a mais um, dos seus sonhos, a construção deste extenso jardim oriental. Prestando, de certo modo, homenagem aos colossais Budas esculpidos na rocha do vale de Bamyan, no centro do Afeganistão, e que durante séculos foram referências culturais e espirituais.
Pretende-se, que o Buddha Eden Garden seja um lugar reconciliação. Sem nenhuma tendência religiosa, abrimos as portas, a todas as pessoas, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e meditação, como forma de redescobrir a felicidade. Ambicionamos, assim, percorrer o caminho contrário à destruição do ser humano e disseminar a cultura da paz.
Esta é uma instituição cultural sem fins lucrativos e ao serviço da comunidade nacional e internacional, que tem como missão sensibilizar o visitante para o conhecimento interior, através do seu jardim em diálogo com um vasto património escultórico, vocacionado para a meditação e promoção da interacção social e cultural, conforme os princípios da solidariedade e da dignidade humana. Sendo o Buddha Eden Garden um espaço de livre acesso, solicitamos uma doação, dentro das suas possibilidades, para nos ajudar a manter este sítio de tranquilidade e para, que possamos continuar a facultar entradas gratuitas a todos aqueles, que nos procuram aspirando a paz, força e luz.”

O Jardim do Eden por visitado muitos dos meus amigos e foi-me referido como sendo um lugar magnifico, que valia a pena visitar. A visita ficou prometida e a promessa cumprida no passado domingo. Poderia, sem dúvida, discorrer numa grande critica ao local, mas acho que numa simples frase consigo resumir toda a experiência: “Apresentou-se como um espaço bastante amplo com cópias baratas de Budas em todo o lado.” Os Budas estavam bastante dispersos pelo Jardim, sendo constituidos por blocos de gesso mal disfarçado sem qualquer tipo de referencia aos Budas originais.
Senti uma dor dilacerante enquanto percorria todo o Jardim, que se tornou excruciante quando me deparei com uma reprodução de uma fogueira (para matar bruxas?) e do Stoneage. Acham que isto foi mau? Agora somem os maravilhosos comentários de pessoas indignadas por os “Soldados de Terracota” já estarem todos partidos ali ou dizerem que estes representam mártires europeus.
Acho que na realidade nos deviamos era sentir mais indignados por se ter construído aquilo. No fim, só me senti feliz, porque se tivesse pago entrada ter-me-ia sentido verdadeiramente enganada.
PS: Eu sei que as fotos são muito giras, mas acreditem as máquinas fazem maravilhas.
Read More »