Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

terça-feira, 1 de março de 2016

A Morte de um Meme

Ali!

Sentiram?

Quase não se notou.

Morreu um meme


Já falei várias vezes sobre o que são memes e sobre como se propagam e modificam na história.

Basicamente memes são ideias. Pequenas ideias mais ou menos individualizáveis que se propagam entre as pessoas e evoluem ao longo do tempo, nascendo, modificando-se ou desaparecendo. 

Toda a gente gosta de gatos. Toda a gente gosta de ver fotos e imagens e vídeos de gatos. Os gatos são um dos memes mais bem sucedidos que há (juntamente com a religião).


Um meme particularmente persistente durante os últimos anos, cujo primeiro registo é de 2011, é o meme de o Leonardo DiCaprio não ganhar Óscares.

Realmente, tendo sido nomeado para Óscar de Melhor Actor Secundário em 1993, e para Melhor Actor em 2005, 2007 e 2014, começava a chamar a atenção o facto de ele nunca ter ganho nenhum Óscar.

A internet fez disso uma coisa.




É importante relembrar que estas imagens são só a representação mais óbvia e facilmente identificável de um Meme. O meme aqui é a ideia de que o Leonardo Dicaprio não ganha Óscares, e não é preciso conhecer o sequer ver estas imagens na internet para que esse Meme esteja na nossa cabeça.




Mas estas imagens são perfeitas para medirmos a evolução do meme à medida que vai passando de cabeça em cabeça. Podemos ver como se modifica e como se altera com o tempo, como se adapta aos novos filmes que saem. É uma forma de arqueologia, como se estivéssemos a rebuscar por entre os restos culturais de uma sociedade que desconhecemos para perceber em que é que pensavam colectivamente (gatos e pornografia, maioritariamente).





Até foi feito um jogo de computador, no qual encarnamos o Leonardo DiCaprio e temos de correr pela passadeira vermelha a apanhar Óscares dos outros actores!





Tudo isso mudou passado domingo, quando o Leonardo DiCaprio finalmente ganhou um Óscar de melhor actor.

Se ficaram contentes pelo facto de o Leonardo Dicaprio ter ganho um Óscar, se viram noticias ou imagens a acerca disso no Facebook, então fizeram parte de um fenómeno cultural que foi partilhado por milhões de pessoas ao mesmo tempo.

Foi como se a internet e o mundo finalmente tivessem soltado um suspiro de alívio colectivo que estava em suspenso desde 1993.


Não é comum termos um arco narrativo tão claro e definido para um meme. Habitualmente a evolução dos memes ocorre de forma quase imperceptível, com pequenas alterações ao longo do tempo, até desaparecer completamente ou transmutar-se para algo irreconhecível.

Mas neste caso do Leonardo DiCaprio, o meme teve uma conclusão perfeitamente clara. Um princípio um meio e um fim.

Houve um pequeno salto nas placas tectónicas da cultura. Um ajuste às novas condições.

Não é tão frequente quanto isso conseguirmos ver a olho nu, com registos claros da sua evolução a história natural de um meme.
Naturalmente que o meme do Leonardo DiCaprio e os seus Óscares não vai desaparecer completamente, mas é muito provável que agora sim, caia na obscuridão.


E pronto, era só isto.

Próxima quinta feira regressamos com a nossa programação agendada, com a Parte III de O que é a Consciência Animal!

Sem comentários:

Enviar um comentário