Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

terça-feira, 22 de março de 2016

Batman v Superman: o Detective Morcego contra o Super-Alienígena

Quem são os avôs do Batman? O que é que o Superman tem a ver com o Tintin? Mais um artigo para nos aproveitarmos da proximidade de blockbusters?

Vamos falar sobre isso.


Portanto não tarda nada o Batman e o Superman vão estar aí à porrada um contra o outro, e estamos todos muito entusiasmados com isso e vamos ver o filme e vamos escrever sobre o filme, provavelmente para dizer que o Civil War é melhor, e o Batman v Superman: Dawn of Justice é realizado pelo Zack Snyder e tem o Ben Affleck e o Henry Cavill e o Jeremy Irons e o Jesse Eisenberg a fazer de Lex Luthor que é provavelmente o que me entusiasma mais acerca do filme, e acho que já tenho as keywords todas de que o motor de busca do Google precisa para ir buscar este post quando as pessoas procurarem por coisas relacionadas com isto.

Mas eu sempre achei muito interessantes estes dois heróis da DC, que são os seus dois heróis mais reconhecíveis.

Já falámos antes da diferença essencial entre os heróis da Marvel e da DC, mas nunca explorámos realmente quem são o Batman e o Superman.

Claro que por esta altura já toda a gente sabe que o Batman é o Bruce Wayne e que o Superman é o Clark Kent. Não é disso que estamos a falar.

Tentem afastar-se do que sabem destes heróis e olhem para eles como se fosse a primeira vez.


Se pensarem bem no assunto, o Batman é um orfão milionário que se veste de morcego à noite para combater o crime e resolver crimes, recorrendo a equipamento científico avançado.
O Superman é um alienígena que vem do planeta Krypton e que na terra tem poderes sobre-humanos e um sentido de moralidade inatacável.

A nossa primeira pista para entender isto está na origem destes heróis.

O Superman e o Batman surgem pela primeira vez em 1938 e '39, respectivamente. São ambos heróis pré-Segunda Guerra Mundial, ao passo que o Captain America (1941) e o Iron Man (1962) são os dois heróis do pós-guerra (o Iron Man é um herói que nasce do clima da guerra fria).

Isto significa que o Superman e o Batman vão representar uma cultura americana ainda relativamente inocente e jovem, dos anos '30 e para quem os heróis ainda não estavam relacionados com a guerra.

Quem são esses heróis?


Em 1905 estreia a peça de teatro das aventuras do Scarlet Pimpernel, que para as gerações mais recentes é quase inteiramente desconhecido, mas que ainda foi uma referência cultural relevante para o meu pai nascido em 1948.

O Scarlet Pimpernel era um aristocrata inglês durante a revolução francesa que salvava outros ingleses do violento governo revolucionário francês. O Scarlet Pimpernel escondia a sua identidade, marcando os seus feitos apenas com uma flor vermelha, e resgatava os outros ingleses recorrendo a secretismo e disfarces!

É familiar?


Em 1919 é publicada a primeira aventura de Zorro.

Diego de la Vega é um nobre espanhol-californiano durante a época do governo Mexicano em Los Angeles durante 1821 e 1846. Diego veste-se de negro, usa uma máscara para esconder a sua identidade e usa a sua agilidade e esperteza para proteger as pessoas comuns e os indígenas do tirânico governo espanhol.

Já começa a ser reconhecível?

Douglas Fairbanks em "The Mask of Zorro" de 1925
No seguimento de detectives extremamente inteligentes capazes de desvendar crimes só com o poder da sua inteligência, como Sherlock Holmes (1887), em 1931 surge pela primeira vez a personagem de Dick Tracy, um detective policial duro e inteligente e já com uma distintiva queixada quadrada.

Dick Tracy também não tem super-poderes, mas em vez disso usa a sua inteligência, dispositivos electrónicos avançados e ciência forense para resolver os crimes.



Também em 1931 surge a personagem do The Shadow, que originalmente era apenas a personagem que apresentava um programa de radio de mistérios criminosos com o mesmo nome.
A personagem rapidamente ganhou popularidade e mereceu uma banda-desenhada só para si, e eventualmente alguns filmes.

O The Shadow é uma personagem misteriosa, que se vestia de negro, tinha uma máscara, uma identidade secreta, e durante a noite ia combater o crime em nome da justiça, intimidava os criminosos à submissão e era conhecido pelos seus poderes de dissimulação.

"The Shadow" - acho que já perceberam onde é que eu estou a chegar com isto
O Batman é uma amálgama de todos estes heróis das revistas pulp, misturando os tropes dos aristocratas aborrecidos, detectives inteligentes e justiceiros nocturnos.

Então e o Superman?


As origens do Superman não são menos curiosas e surpreendentes.

Edgar Rice Burroughs escreve em 1912 o primeiro romance de Tarzan, que viria a ser adaptado para banda desenhada em 1929 por Hal Foster.

Tarzan é um humano que cresceu fora da corrupção da sociedade, com morais puros e uma coragem inabalável que entram em conflito com as pressões de uma sociedade à qual ele não esta habituado. Não atrapalha nada o facto de ele ser o epítomo da condição física perfeita.

Tarzan, ilustrado por Hal Foster, 1929
Tarzan, Ilustrado por Burne Hogarth, 1938


 Edgar Rice Burroughs cria também em 1912 a personagem de John Carter.

John Carter era um homem da Virginia, antes da Guerra Civil Americana e que detinha os valores do Sul-pré-guerra da honra e da Cortesia.
John Carter acaba por se encontrar deslocado no planeta marte, onde descobre que por causa da gravidade, a sua força e agilidade físicas são agora sobre-humanas, possui uma espécie de imortalidade, o que lhe permite salvar os marcianos nativos.


Esta busca das origens do Superman não estaria completa sem falarmos de Buck Rogers (1929) e Flash Gordon (1934), ambos exploradores espaciais, ambos com capacidades sobre-humanas, e que dão relevo às fontes de ficção científica do Superman.


Finalmente, uma última nota em relação ao Superman, tem a ver com o facto de que o alter-ego dele ser um repórter. O Clark Kent é um repórter para o jornal Daily Bugle em Metrópolis (cujo nome é directamente inspirado do filme de ficção científica de Fritz Lang de 1927 com o mesmo nome).

Mas porquê um repórter?

Porque nessa altura ser um repórter era uma coisa entusiasmante e excitante para os jovens, como evidenciado pela popularidade do Tintin (1929), outro repórter/jornalista que anda pelo mundo em aventuras.


Portanto, temos o Batman que é descendente directo de aristocratas vigilantes misteriosos que resolvem crimes recorrendo à sua inteligência e dispositivos científicos, funcionando como neto do Zorro e do Sherlock Holmes, e filho do The Shadow e do Dick Tracy.:
E temos o Superman que é o ideal da forma física e dos morais inatacáveis vindos de uma origem alienígena à sociedade normal, com habilidades sobre-humanas que também têm surgem da sua origem extra-terrena. É neto do Tarzan e filho do Joh  Carter, primo do Tintin e passou muito tempo co o Flash Gordon e o Buck Rogers.

Portanto, quando forem ver o Batman v Superman, e acharem bizarra a história do Detective Morcego que luta contra o Super-Alienígena, e se vos der a impressão que isso mais parece uma historieta dos anos '30, então é porque é mesmo.


Sem comentários:

Enviar um comentário