Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Adseculofobia

As fobias são complicadas, variadas, há uma para todos os gostos, e eu não quero ficar para trás!

Vamos falar sobre isso.

só porque esta foi a imagem mais bizarra com cabides que eu encontrei na net
Uma Fobia é um tipo de Perturbação de Ansiedade, habitualmente definida como um medo persistente de um objecto ou situação, que a pessoa que sofre da fobia evita com grande esforço e premeditação, habitualmente de forma desproporcional ao risco real. Esse medo normalmente é entendido como sendo irracional.

Toda a gente sabe, e está farta de ver exemplos na cultura popular, da a claustrofobia (medo de espaços fechados), da agorafobia (medo de espaços abertos), aracnofobia (medo de aranhas) ou até mesmo da coulrophobia (medo de palhaços).

Para ser honesto, os palhaços são de facto assustadores
Fobias é coisa que não falta, e é divertido passar pela lista e rirmo-nos das coisas que provocam sofrimento às outras pessoas.

Estou a falar disto tudo porque recentemente cruzei-me na vida real com alguém com medo de botões.

Podem ir procurar à lista, mas garanto-vos que está lá.

A fobia de botões chama-se Koumpounofobia e não é difícil de definir.
É simplesmente o medo irracional e persistente a botões (isolados ou na roupa). É relativamente rara, (1/75000 pessoas) mas pode ter a mesma intensidade de qualquer outra fobia, provocando ataques de pânico nas pessoas que sofrem dela, quando vêem um botão.

Para ser honesto, os botões são de facto assustadores
A Koumpounofobia pode fazer com que as pessoas que sofrem dela não queiram ir a eventos onde pessoas podem estar a usar roupas com botões, ou podem ter algum tipo de selectividade na sua fobia, evitando apenas botões de plástico ou de alguma cor específica.

As pessoas que sofrem de fobia a botões por vezes não descrevem necessariamente medo ou ansiedade, mas sim uma sensação de nojo, repulsa, náusea ou vómitos perante a imagem de botões.

Corre o rumor de que o Steve Jobs sofria de Koumpounofobia, daí a sua predilecção por turtlenecks e a sua aversão a telemóveis com botões.

Para ser honesto, o Steve Jobs é de facto assustador
Ora, eu não sou menos que o Steve Jobs, e também quero uma fobia que me torne um excêntrico que as pessoas possam admirar à distância e atribuir-me qualidades que não tenho.

Eu tenho fobia a cabides.

Podem ir procurar à lista, garanto-vos que não está lá.

Para ser honesto, o cabide... não, não funciona desta vez

Não é que eu tenha medo de cabides. É só que não gosto deles.

Como disse, há pessoas com Fobia a botões que não têm exactamente medo de botões, mas ao invés disso sentem repulsa ou nojo dos botões.

Os cabides irritam-me.

Quando vejo um cabide tenho imediatamente vontade de insultar a mãe dele.

Chateia-me estar na mesma sala que um cabide, não porque tenha medo dele, mas porque ele não MERECE partilhar o mesmo espaço que eu.

Sinto-me automaticamente ofendido quando vejo um cabide.

Não tenho nenhuma razão racional para isto.

Pode ser por terem um centro de gravidade que está fora da sua estrutura física, pode ser por caírem com facilidade no armário, ou por nunca segurarem os casacos à primeira, e quando os vou pendurar outra vez caem os outros todos e acabo a pôr a roupa em gavetas.


Eu até admito que os cabides tenham a sua utilidade. Percebo que tenham direito a existir.

Mas para mim um cabide é como uma torradeira que quando faz saltar o pão, também me levanta o dedo do meio.

É um design irritante, sem-sentido, e não acredito que não possa existir uma solução melhor.
Iria até mais longe dizendo que quero que a minha fobia seja reconhecida oficialmente, e que sejam postas em prática leis que me protejam dos cabides!

Mas poderão contra-argumentar dizendo:

"Mas isso não é uma fobia! Você simplesmente embirra com cabides por nenhuma razão válida, e quer que os outros acomodem os seus gostos pessoais!"

Então e os homofóbicos? Huh?

Também não vêem os homofóbicos a terem ataques de pânico quando vêem dois homens a acariciarem-se, ou a hiperventilarem quando vêem duas mulheres a beijarem-se.*

E os homofóbicos exigem que as suas particularidades pessoais sejam respeitadas! Que os seus gostos sejam tidos em conta, e que hajam leis a protegê-los!



Portanto juntem-se a mim, todos vocês que embirram com cabides e querem ver alguma coisa feita acerca disso!

Até temos um nome, que eu inventei agora, para o nosso problema!

Adseculofobia - do latim adseculo, para cabide

Unamo-nos, Adseculofóbicos! Vamos fazer petições ao governo, vamo-nos manifestar em frente ao Parlamento!

Não aos cabides!!!



* - admito que haja muita gente que hiperventile quando vê duas mulheres a beijarem-se

3 comentários:

  1. ''para mim um cabide é como uma torradeira que quando faz saltar o pão, também me levanta o dedo do meio.'' - acho que isto é citável.

    A mim irritam-me as pessoas que põem várias peças de roupa no mesmo cabide, quando há outros disponíveis. Salafrários!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que há um texto nessa ideia de arrumar várias peças de roupa no mesmo cabide.

      Qualquer coisa sobre o impulso de arrumar tudo bem arrumadinho gastando para isso tempo e energia e fazendo com que haja um maior gasto de tempo e energia para voltar a usar aquilo que foi arrumado.

      Parece um comportamento secundário ao impulso da ordenação e de gastar energia em tarefas infrutíferas só porque sim, motivado pelo Papão.

      Eliminar
  2. Eu tenho fobia de botões desde sempre, e eu só tive coragem de falar isso pra duas pessoas.
    É realmente como vc falou, eu sinto nojo e repulsa, tanto q se eu tiver comendo e ver um eu não consigo mais comer.
    Desde pequena nenhuma das minhas roupas podem ter um botão kk e se eu for obrigada ou sem querer tocar em um eu lavo as mãos.
    É estranho, mas hj eu consigo disfarçar bem e lidar com isso até

    ResponderEliminar