Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Burnout

Burnout é um tipo de stress psicológico no trabalho, que se manifesta por exaustão, falta de entusiasmo e motivação. Se se mantiver durante tempo suficiente, o empregado torna-se cínico, frustrado, conflituoso.


É um problema que aparece nos empregos que incluem tensão emocional mantida durante muito tempo, e volume de trabalho elevado. Está especialmente em risco quem tem expectativas elevadas em relação ao trabalho e a si próprio.

As pessoas não percebem que o problema é trabalho a mais, em más condições, e atribuem a culpa do próprio estado emocional aos outros, e a sua falta de eficácia a si próprias. Para tentar remediar esta falta de eficácia e motivação, o empregado vai trabalhar mais, e o trabalho invade a sua vida pessoal.


A maneira como isto é descrito, parece que o trabalho metastiza para a vida do empregado.

Gosto de imaginar alguém que estuda estas coisas do burnout durante anos, sob pressão de bolsa de estudo insuficiente, necessidade de cumprir prazos, conciliar outro emprego (os investigadores raramente fazem só investigação), agradar a superiores, começar a sentir ineficácia e cinismo em relação ao seu trabalho.
Verificar que se farta de dar palestras e escrever artigos, mas fica tudo um bocado na mesma... O que pode acontecer em ambientes hipercompetitivos com condições de precariedade laboral, onde ninguém quer ser o elo mais fraco.



Talvez a solução seja escrever artigos sobre Metaburnout!
Tudo menos ir de férias. Isso é estúpido, e para preguiçosos.

Acho que o mínimo, era não fazerem alguém estudar os motivos pelos quais está exausto. Pelo menos sem dar a escolher entre isso e pregar partes da sua anatomia ao tampo de uma mesa.

acho que vou dormir...

Sem comentários:

Enviar um comentário