Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Eleições nos EUA2016 - Hillary Clinton, The Establishment

Bem vindos a mais um episódio da minha novela preferida, chamada:´

''Quem vai ser o próximo presidente Americano?''

Hoje vou introduzir uma personagem nova/velha: mãe, mulher, primeira dama, secretária de estado e ícone mundial: Hillary Clinton.


Ah, e esposa de Bill Clinton. O senhor que não teve relações sexuais com aquela mulher.


Só que se calhar, afinal, teve... Coisas da vida. Um presidente tem muito em que pensar. Como é que estão à espera que se lembre de todos os sítios onde colocou os seus órgãos sexuais?

Um pouco de back story oficial. Hillary nasceu em Chicago, e é advogada. Foi primeira dama ao lado de Bill Clinton, senadora, adversária de Barack Obama na corrida à nomeação presidencial em 2008, viria a ser nomeada pelo mesmo Obama para o cargo de secretária de estado. 


Um cargo virado para a política externa.


Eu sei que em Portugal os negócios estrangeiros não interessam um caracol. Mas nos Estados Unidos têm muita importância. O presidente tem que ser forte na política externa. Porquê?


Bem... a resposta curta é: Porque os brinquedos que eles têm são melhores que os nossos.


O exército americano é o melhor e mais bem equipado do mundo. Porque recebe tanto dinheiro como os próximos 12 melhores exércitos... combinados. 600 biliões de dólares.

O suficiente para dar umas cuecas de ouro a muita gente, como as pataniscas defendem neste artigo.


Pois. Muita gente pensa que Hillary foi destacada para o cargo de secretária de estado, porque Obama espera que ela seja sua sucessora.

Depois do primeiro presidente negro, a primeira mulher presidente dos Estados Unidos.

Hillary também é forte na defesa dos direitos cívicos e da igualdade de género. Há muitas mulheres americanas revoltadas porque recebem menos do que os homens.


Além de outros temas mais polémicos, nos quais Hillary tomou uma posição progressista.


Esta história de encantar acaba com Hillary na Casa Branca, e a sua campanha é mesmo a mais bem organizada e financiada este ano. É muito provável que acabe mesmo com a vitória dela.


Mas...

Há sempre um mas... :) A política é feita de narrativas opostas. E a narrativa da inevitabilidade, da força irresistível, irrita as pessoas. Os americanos cresceram a ouvir que são a maior nação à face da terra, e que podem ser o que quiserem se se dedicarem o suficiente. Por isso adoram histórias de underdogs, que desafiam o poder e têm sucesso. Isso dos Reis/Rainhas inevitáveis é bom para os Ingleses. Os Americanos veneram o self-made man que parte da desvantagem.


Hillary Clinton faz parte do que os Americanos chamam o 'Establishment', ou em português, o 'sistema'. O facto é que tivemos 2 Bushes (pai e filho... e agora outro filho na corrida - Jeb!) e agora vamos ter dois Clintons (marido e mulher). Parece um bocado dinástico...


Lembram-se deste underdog?


A narrativa que rejeita Hillary pede um desconhecido que desafie ''The powers that be''.
E isso está a acontecer.


Quando programei estes posts pensei em colocar Bernie Sanders primeiro, e Hillary depois, porque Hillary é de longe a favorita a ganhar a nomeação. As principais cadeias noticiosas americanas dizem isso, preto no branco.

Mas isso é parte do problema de Hillary... Ela não se consegue fazer percepcionar como underdog. Apesar de tentar desesperadamente... Ela tenta dizer que parte da desvantagem porque é mulher.

Os americanos chamaram a isso 'play the gender card'. Obama tinha a 'race card', e Sanders, um homem judeu branco, não teria maneira de fazer frente a essa argumentação tão persuasiva...

Mas então como é que isto aconteceu ontem, em New Hampshire????


Sanders é um underdog porque não tem apoio dos grandes interesses financeiros instalados. Não goza da simpatia de Wallstreet.


Este vídeo mostra Sanders a fazer um colecta de fundos em 30 segundos.

Agora cliquem e leiam este cabeçalho.

Em 24 horas, Sanders recolheu 5 milhões de dólares em donativos após esta campanha de recolha de fundos de 30 segundos.

Não estou a dizer que ele tem hipótese de ganhar... Mas que é impressionante...

E agora vejam ambos os lados a dizerem que são ambos inevitáveis...

Sanders

Hillary

Mal posso esperar por cenas dos próximos episódios...!!!



2 comentários:

  1. Adoro o comentário do Carlin sobre como o sucesso do Bernie Sanders, mais do que um sucesso do Bernie Sanders representa um fracasso da Hillary, porque no papel não haveria maneira de um judeu branco velho fazer frente a uma mulher no contexto social em que estamos agora.

    Também, como ele diz, se houvesse uma mulher liberal democrata mais carismática, estaria a dar uma tareia tanto ao Sanders como à Hillary.

    Estou a reparar que ultimamente todas as minhas opiniões políticas vêm directamente do Carlin.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ele dá mais crédito que isso aos 'outsiders', e gosta muito do trump. pode ser que ele tenha visto alguma coisa que eu não vi... :)
      de facto, como ele diz, não é provável que nenhum dos outsiders chegue muito longe, e que em 2020 as coisas podem aquecer...

      Eliminar