Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

quinta-feira, 3 de março de 2016

A Matéria Negra do Universo

A Matéria Negra é responsável pela forma da nossa galáxia - A Via Láctea.


(o centro da galáxia - a região mais brilhante da imagem, corresponde ao centro da seguinte representação gráfica)


A força une a galáxia. A força mantém a galáxia coesa. A força desenha aqueles braços espirais impressionantes.


 Não é a premissa do Star Wars. É um facto cada vez mais indiscutível. A força, é a força da gravidade. Até aqui nada de novo. O problema, é que não há matéria suficiente na galáxia para gerar a gravidade mínima necessária para a manter unida. E ninguém sabe de onde vem a ''força extra'' que permite que a realidade seja como nós a conhecemos.

A frase 'ciência não consegue explicar tudo!'', raramente não é seguida de parvoíces supersticiosas/religiosas/paranormais: defender explicações não científicas para circunstâncias estranhas.


E uma reacção apropriada às vezes pode parecer um pouco condescendente e sarcástica....


No entanto, a frase é absolutamente verdadeira. Se a ciência conseguisse explicar tudo, deixava de ser preciso chatear ratinhos brancos adoráveis. Há muitas coisas que não conseguimos explicar. Por vezes esse vazio de conhecimento é usado por muita boa gente para construir argumentos falaciosos. Um deles é o 'apelo à ignorância'.

Por exemplo, é fácil criticar a igreja católica, quando esta tenta conciliar teologia com ciência.


Pois... o problema é que a bíblia não fala em nenhum 'big bang'. A bíblia fala em 'escuridão' e na 'criação de luz', e depois do universo, em 6 dias.

Quando se tornou inequívoco que o big bang marcava de facto o princípio do Universo, alguns representantes religiosos, daqueles modernos, defenderam que o big bang teria sido obra de Deus. Porque não sabemos o que 'existia' (se acharem que o termo faz sentido...), antes do big bang. E a história bíblica da criação era 'figurativa', e não deveria ser interpretada de maneira literal.

Aqui, a crítica ao apelo à ignorância seria qualquer coisa como:


Porque se vamos interpretar descobertas científicas segundo a sagrada escritura (ou vice versa), podemos dizer que a religião vai ''perdendo terreno'', com cada nova descoberta científica.


Não estou a dizer que não se cometam as mesmas falácias, do lado supostamente científico da questão.


Neste link, um bom exemplo de uma situação que não sabemos explicar, e que por isso, deve querer dizer aliens. Mais do que isso, megastruturas alienígenas! (português)

´
Queria construir a minha própria falácia de apelo à ignorância, a propósito da matéria negra.

No contexto da cosmologia, o conceito de matéria negra refere-se a ''alguma coisa'', que ninguém sabe o que é. Eu sei, é pouco satisfatório. Mas pensem nas implicações!

Como é que isto é possível?
Bem, a resposta aborrecida é: 'A ciência não avançou o suficiente'.
A resposta fixe é: a matéria negra é a força do Star Wars.


O nome 'matéria negra' refere-se a qualquer coisa que 'une' a galáxia, mas que nós não conseguimos detectar.

Não sabemos o que é, nunca foi directamente observada, mas os astrofísicos referem-se à matéria negra como se tivessem a certeza de que existe. É que, se não existir, temos que repensar muitas coisas que temos como adquiridas desde há décadas.

Ah, outra coisa, a matéria negra é cerca de 5 vezes mais abundante do que tudo o que conhecemos como, bem... como matéria...

(a energia negra tem que ficar para outra altura...)

Mas então, como é que sabemos que existe?

Os argumentos são, bem... parece a galáxia roda depressa de mais... para a massa que conseguimos detectar com os nossos instrumentos.

Ou melhor, tudo o que sabemos sobre gravidade (sobre porque é que as maçãs eram atraídas pela cabeça do newton) dita que, se pensarmos na velocidade a que a galáxia roda, todas as estrelas, planetas, buracos negros... tudo o que conhecemos e observamos na Via Láctea, não tem massa suficiente para gerar nem um décimo da gravidade necessária para conseguir manter unidos as mesmas estrelas, planetas e buracos negros...

A Via Láctea devia 'dissolver-se' no espaço.

Logo, se a galáxia está cá há biliões de anos, tem que haver matéria que não conseguimos detectar...

Outro argumento tem a ver com as 'lentes' gravitacionais.


Quando a luz atravessa objectos maciços, (como uma galáxia), ''desvia-se'' do seu caminho para cumprir a teoria da relatividade geral. A massa gera gravidade que 'dobra' o trajecto da luz.


Acontece que é possível medir a massa do objecto que provoca a distorção do trajecto da luz, calculando a amplitude dessa mesma distorção da luz.

E a mesma coisa acontece. A massa estimada é muito superior ao que conseguimos ver/detectar directamente.

Falta alguma coisa, que não vemos...

Matéria Negra!


Portanto, ou nós não percebemos nada de como a gravidade funciona, e o Newton/Einstein estão errados, ou, alguma 'coisa' está a aguentar as estrelas no sítio, e é 5 vezes mais abundante do que tudo o que conseguimos 'ver'...


Finalmente, pensem na definição de matéria: ''O que quer que ocupe espaço e tenha massa''.

Há literalmente, ai por fora, 'algures', alguma coisa que ''ocupa espaço e tem massa'', e que é 5 vezes mais abundante do que tudo aquilo que conseguimos detectar com o melhor que a tecnologia tem para oferecer actualmente...

A realidade tem tendência a ser mais misteriosa do que a ficção.

2 comentários:

  1. Adoro todo o tema da matéria negra e da energia negra. Tens definitivamente de escrever mais sobre energia negra.

    Quando dizes que a nossa galáxia não tem massa suficiente para gerar a gravidade necessária para manter os braços assim tão bem formados e bonitinhos durante tantos biliões de anos, o meu primeiro instinto é de achar isso estranho.

    Há 200 mil milhões de estrelas na nossa galáxia. Como é que isso não é massa suficiente?

    Mas depois lembro-me daquele outro facto interessante que é o seguinte: sabemos que a nossa galáxia vai eventualmente chocar contra a Galáxia de Andrómeda, daqui a muitos biliões de anos.
    Estão em rota de colisão, e inevitavelmente vão ir uma contra a outra.
    Houve uns cientistas que calcularam o trajecto de cada uma das estrelas individuais tanto da nossa galáxia como da Galáxia de Andrómeda para ver quantas é que iam chocar.

    Calcularam que seria 4.

    200 mil milhões de estrelas em rota de colisão com mais milhares de milhões de estrelas de Andrómeda e seriam literalmente só 4 estrelas a chocarem.
    É assim tanto espaço vazio que existe na Galáxia.

    E isso leva a uma das hipóteses mais interessantes que eu já vi acerca da matéria negra e da energia negra que é que é o próprio espaço vazio que tem energia.

    ResponderEliminar
  2. Fico muito intrigada com a questão de que o espaço vazio tem energia. Nos meus tempos de Liceu o vácuo não tinha nada.

    ResponderEliminar