Vamos falar sobre isso!
Outra diferença curiosa entre o Captain America: Civil War e o Batman V Superman: Dawn o Justice, é que o BvS põe em conflito duas personagens da Idade de Ouro da Banda-desenhada.
Essa altura idílica que começou no pré-Segunda Guerra Mundial, em que podíamos ter Detectives-Morcegos e Super-Alienígenas a saltar por todo o lado, que ninguém achava isso estranho! Não se esqueçam que o nosso Capitão-[Nação] também nasceu nessa altura em que os Americanos estavam envolvidos na guerra mais paradigmática da luta-do-bem-contra-o-mal de sempre.
O Captain America, quando é criado em 1941, representa os valores dessa América Pós-Guerra, que vê o mundo a preto-e-branco. O Captain America tem sempre a certeza de qual é a coisa certa e justa a fazer.
O Iron Man é criado em 1963, no pico da Guerra fria.
Pior que isso, toda a crise, as negociações e as especulações foram mediatizadas e transmitidas nas televisões do mundo todo. Havia medo. Homens crescidos iam cavar abrigos de bomba no quintal para proteger a família. Se havia alguma coisa que a cultura desta altura detestava era a guerra, e tinha imensa desconfiança pelos militares.
O Tony Stark representa tudo o que o público detestava. Era o capitalista perfeito, lucrava com a produção e venda armas ao exército, era absurdamente rico.
O Iron Man nasce deste nevoeiro moral em que a América estava. Esta já não era uma América que idolatrava o soldado, com um idealismo ingénio na liberdade e justiça.
Não, esta era uma América que já não sabia se podia confiar no seu governo, em que é muito mais difícil apontar os maus-da-fita.
No primeiro Iron Man (2008) o Tony Stark tem uma moralidade perfeitamente cinzenta, não fazendo nenhuma distinção sobre o que está certo ou errado. Vende despreocupadamente armas quer a exércitos ou terroristas, desde que haja lucro nisso. Não está a matar ninguém directamente, mas está a aproveitar-se da guerra para lucrar?
Estes meandros morais, esta incerteza do que está certo ou errado, são a antítese da moralidade preto-e-branco do Captain America. O Iron Man é um herói clássico da Idade Prateada da Banda Desenhada.
Nasceram em alturas diferentes, têm maneiras diferentes de olhar para o mundo.
Um vê-o a preto e branco e o outro em tons de cinzento.
Um vê sempre qual é a direcção certa, o outro está sempre à procura de atalhos.
Por causa dessa sua flexibilidade moral, o Tony Stark acaba muitas vezes por não tomar as melhores decisões.
É a sua arrogância que faz com que seja capturado por terroristas no deserto. É por isso que fica com um buraco no peito e tem de construir uma armadura para escapar.
É essa tecnologia que ele criou que leva o Obadiah Stane a usar essa tecnologia para construir uma armadura só sua para matar o Stark.
O Iron Man cria os seus próprios problemas.
Obadia Stane - Iron Monger |
É a sua decisão de anunciar ao mundo que é o Iron Man, e a subsequente fama e publicidade que ele ganha com isso, que desperta a atenção do seu vilão, o Ivan Vanko. Ivan Vanko cujo pai era um cientista que foi roubado por Howard Stark, o pai de Tony Stark.
É a invenção da armadura do Iron Man que despoleta uma corrida às armas; o que leva o Justin Hammer, presidente da empresa concorrente à Stark Industries, a querer construir armaduras e a contratar o Ivan Vanko para o fazer.
É a sua irresponsabilidade, quando se embebeda e destrói metade da casa com a armadura vestida, que faz com que o exército fique com a sua armadura.
Ivan Vanko - Whiplash |
No Iron Man 3 (2013) o Tony Stark está com Stress Pós-Traumático depois de ter decidido juntar-se aos Avengers para lutar contra os alienígenas que estavam a invadir Nova Iorque.
É ele que humilha o Aldrich Killian, empurrando-o para medidas desesperadas, e que o leva a criar toda uma conspiração para transformar pessoas em armas e inventar um terrorista.
É ele que literalmente convida o Mandarin a vir rebentar-lhe com a porta de casa.
Aldrich Killian - poderes Extremis |
No processo destroem mais uma cidade, Sokovia.
O governo quer controlar os Avengers, e quer que assinem os Acordos de Sokovia, que lhes dará o poder de fazerem exactamente isso.
Por esta altura temos um Iron Man que repetidamente viu que uma única pessoa a controlar muito poder vai inevitavelmente ser corrompido por esse poder.
O Tony Stark está pessoalmente familiarizado com o risco de tomar más decisões e dessas más decisões provocarem ainda mais estragos.
Este Tony Stark está pronto para finalmente admitir que é preciso alguém a regular o poder dos Avengers para impedir que eles causem mais danos colaterais desnecessários.
É claro que ele vai ver a razão nos Acordos de Sokovia, e lutar contra o Captain America a favor deles.
Portanto por um lado temos o Captain America, que começa aliado ao governo, mas à custa da sua moralidade branco-e-preto acredita que é mais seguro ter indivíduos a tomar decisões morais do que confiar em organizações que podem ser corrompidas, e que acaba a lutar contra o governo.
Por outro lado temos o Iron Man, que começa como um rebelde contra o governo, mas à custa da sua moralidade cinzenta acaba por ver que os indivíduos são demasiado falíveis para controlarem tanto poder e que inevitavelmente vão usá-lo mal, e que acaba a agir a favor do governo.
Venha daí a Guerra Civil, para vermos como é que isto se resolve!
regular os poderes dos avengers, para eles não destruirem cidades... isso é todo o motivo pelo qual as pessoas vêm os filmes! Eu acho que esse esforço vai falhar, e muito betão vai voar!
ResponderEliminarSe o filme não incluir pelo menos uma cena de 30 minutos em que um advogado fala directamente para a câmara e explica os detalhes dos Acordos, vou ficar desiludido.
EliminarMuito provavelmente o filme acaba por ser uma metáfora da discussão do Totalitarianismo vs Libertarianismo, sobre quem é que deve controlar quem.
Ao mesmo tempo que é uma história sobre amizade.
Ao mesmo tempo que dá uma conclusão aos arcos narrativos tanto do Steve Rogers como do Bucky Barnes.
E sim, muitas, muitas explosões. Já há vários críticos a dizerem que a última sequência de acção do filme é a melhor coisa de sempre.
Isso da cena final deve ser o culminar de uma batalha nos tribunais, com os argumentos finais centrados na polemica privacidade ou seguranca. Iron man: "you can't handle the truth!" Role credits :)
EliminarIsso da cena final deve ser o culminar de uma batalha nos tribunais, com os argumentos finais centrados na polemica privacidade ou seguranca. Iron man: "you can't handle the truth!" Role credits :)
EliminarPronto, já vi o filme e não tem nenhuma cena passada em tribunais, mas posso confirmar que as sequências de acção finais (há duas) são de facto a melhor coisa de sempre!
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