Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Sob Pressão

Eles esperam de ti. As pessoas esperam coisas de ti. Os teus pais, professores, superiores, chefes, até divindades. Não interessa o quê. Se és novo, é melhor que metas mãos à obra. Não se é considerado gente se não tentarmos agradar ao que está por cima de nós. Muitas vezes, o que está acima de nós, é quem estava cá antes de nós. A idade é um posto, e quem está nesse posto espera que os mais novos os impressionem.

''Não gostas? É a vida. Quando eu tinha a tua idade... trabalhava o dobro, e queixava-me metade!'' Eu sei, as coisas eram muito mais difíceis e havia muita solidariedade, e nós somos é uma cambada de mal agradecidos lamurientos, que não sabe aproveitar o que tem.

''Afinal, hoje em dia, o que é que vocês não fazem?! Com as internetes aprendem tudo! Têm a informação toda, e não têm juízo nenhum... No meu tempo não havia nada disso. Agora vocês podem fazer tudo! Não querem trabalhar, só querem sair à noite e embebedar-se!''
Está bem, já percebemos que o senhor está nostálgico, e pior do que isso, invejoso. Você gostava de ser mais novo, e saber o que sabe agora. Ou pelo menos ser mais novo, mesmo que estúpido como eu. Todos sabemos como a minha geração inventou a embriaguez.

Eu sei. também já fui mais novo. E há dez anos as coisas eram tão boas e espectaculares. Se houvesse Tinder há dez anos, vocês não sabem nem metade do que eu tinha feito! Ui, ui... hoje é que é tudo fácil! Porque no meu tempo, se queriam enganar uma miúda, tinham que aprender os gostos dela no Hi5, e andar a bater coro durante paí 15 dias.

Mas estes putos de agora... tsc.... têm tudo, sem esforço nenhum.

Não há por aí ninguém mais novo que eu, para ouvir as minha balelas? Tenho que esperar porque não posso mandar o senhor mais velho ir dar banho ao cão. Não fica bem dizer isso ao professor/chefe/superior. Tenho que o aturar, e achar natural ser perfeitamente evidente que ele se está a borrifar para o que eu possa ter como opinião. O que é que eu sei? Tenho menos 20 anos que ele! Só isso dá para preencher dois atestados de estupidez, com o meu nome no cabeçalho.

Bem, muito provavelmente, na minha idade, você era um tosco desorientado que não sabia 3 coisas sobre como aproveitar a vida.
A diferença, é que você sabe mais sobre o que acontece no filme da sua vida que eu sei sobre o meu. E pensa que está em boa posição para dar conselhos. Mas uma coisa são conselhos, outra é menorização da experiência actual de uma geração diferente. E mesmo os conselhos, são baseados na sua experiência, única e irrepetível.

''Não quero saber. Se eu fosse mais novo, ainda me preocupava, mas assim, vão-se lixar.''
''Nós fizemos o 25 de Abril! A vossa geração não fez nada, a não ser crescer a jogar o computador, enquanto se enchem de batatas fritas e coca-cola.''

Certo...
Sabe que este ainda é o seu tempo? Faça qualquer coisa com a sua vida. O governo adiou a idade da reforma para os 67 anos, e eu só o oiço queixar-se sobre isso. Aproveite para fazer outra coisa que não seja julgar idiotas mais novos que você.

Além que, de certeza que há dois ou três velhotes de 102 anos que raparam fome na primeira  guerra mundial, e eles acham que você é um mal agradecido, do alto dos seus vigorosos cinquenta ou sessenta anos, armado em rebelde, que não gosta de trabalhar, e não se sabe divertir.

Em 1913 é que era! Bons tempos...


2 comentários:

  1. Vivemos sob o édito do "Esperamos gandes coisas de ti" que traz sempre apegado, e implícito, o "e estamos todos os dias à espera de quando é que nos vais desiludir".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nos incentivam a agradar a quem já cá está antes de nós, não podem depois ficar surpreendidos se nos considerarem imaturos e infantis.

      Eliminar