Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Spider-Man: There and Back Again

Felizes por verem o Spider-Man no filme do Captain America? Têm de agradecer à Coreia do Norte?

Vamos falar sobre isso


No início dos anos '60, depois do sucesso dos Fantastic Four, houve um interesse renovado dos adolescentes em comprar bandas-desenhadas. Para tentar aproveitar esse interesse Stan Lee propõe-se a criar uma nova personagem com a qual esse público adolescente se pudesse identificar.

Assim, Stan Lee cria Spider-Man, uma personagem que estava no secundário, era um geek inseguro, e que tinha de lidar com coisas como raparigas, bullies e bailes de finalistas, para além de ter super-poderes e lutar contra vilões,

Homem-Aranha estreia-se a 15 de Agosto de 1962 no Amazing Fantasy #15, e a personagem do Peter Parker tinha 15 anos nesse primeiro número. Apesar de a maioria das personagens adolescentes dessa altura terem o epíteto de Rapaz-[Qualquer coisa], Stan Lee decidu chamar-lhe Homem-Aranha porque tencionava que a personagem pudesse crescer e amadurecer juntamente com o seu público-alvo.


Terá sido essa fórmula que fez com que o Spider-Man se tornasse um dos mais populares e reconhecíveis heróis da Marvel.

Já teve até agora, para além da longa lista de títulos de banda-desenhada, 9 programas de televisão, 5 jogos de computador, 2 programas de rádio e inclusivamente um musical com música escrita pelos U2.


Apesar de toda a sua popularidade, isso não impediu que a Marvel no início dos anos 90 começasse a perder imenso dinheiro e influência, com a saída de vários artistas importantes, ao ponto em que, em 1996, declaram falência.

Numa tentativa de recuperar algum dinheiro e tornar as suas personagens mais populares a um público maior, a Marvel começa a vender licenças dos seus heróis a várias produtoras de cinema.

Os X-Men e o Daredevil são vendidos à Fox, o Blade é vendido à New Line Cinema, e o Spider-Man é vendido à Sony.

A Sony não perde tempo e produz três filmes do Spider-Man (Spider-Man, 2002, Spider-Man 2, 2004, e Spider-Man 3, 2007) realizados por Sam Raimi e protagonizados por Tobey Maguire, qualquer um dos quais se torna extremamente popular, com o terceiro filme a render mais de 890 milhões de dólares.


Entretanto a Marvel, parcialmente à custa da venda destas licenças, consegue recuperar-se financeiramente para fundar os seus próprios estúdios e começar a produzir os seus próprios filmes com os Marvel Studios.

O seu primeiro filme, Iron Man, em 2008 é um enorme sucesso para surpresa de toda a gente, e permite aos Marvel Studios continuarem a expandir o seu Universo, produzindo filmes dos seus outros heróis mais famosos como o Hulk, o Thor e o Captain America, culminando no Avengers em 2012, que junta todos os heróis num único filme e que viria a render uns impressionantes 1,5 BILIÕES de dólares.


Com todo este dinheiro, a Marvel começa a recuperar as licenças dos seus heróis, o Daredevil, por exemplo, e os fãs começam a sonhar em ver o Spider-Man juntar-se aos Avengers (como acontece na banda-desenhada).

No entanto esses sonhos são deitados por terra quando, no mesmo ano do Avengers, a Sony produz o The Amazing Spider-Man (2012), agora protagonizado por Andrew Garfield, e em 2014 o The Amazing Spider-Man 2.


Este último foi globalmente rejeitado pelos fãs por ter uma história que fazia pouco sentido e demasiados personagens, tendo uma pontuação de apenas 53% no Rotten Tomatoes.

Parecia que os fãs do Spider-Man iam ficar presos a filmes medíocres durante muito tempo, porque apesar das más críticas, a Sony não parecia querer largar a licença do Spider-Man.

No entanto, em 2014 acontece uma coisa de que ninguém estava à espera.


Seth Rogen e James Franco escrevem e protagonizam The Interview (2014), uma comédia na qual dois jornalistas são convidados a entrevistarem o ditador Norte Coreano Kim Jong-Un, mas são recrutados pela CIA para o assassinar. O filme é produzido e distribuído pela Sony.

A Coreia do Norte é mais conhecida pela sua Ditadura Hereditária, Culto de Personalidade do Grande Líder, e frequentes ameaças de ataques nucleares do que pelo seu sentido de humor, e portanto não acharam grande piada ao filme.

Em Dezembro de 2014 um grupo de hackers chamado Guardians of Peace, que o FBI confirmou estar ligado ao governo Norte Coreano, ameaçou ataques terroristas aos cinemas que exibissem o filme.
Quando vários cinemas começam a anunciar que não vão exibir o filme nas suas salas, a Sony decide cancelar a estreia do filme, e distribuí-lo directamente na internet.

O grupo Guardians of Peace consegue também invadir os servidores da Sony e tornam públicos vários terabytes de informação confidencial dos estúdios, incluindo várias trocas de e-mails relacionadas com os filmes do Spider-Man.


Esses e-mails revelaram várias coisas interessantes. Descobrimos que uma das coisas que preocupava a Sony era garantir que o Peter Parker era branco e heterossexual, grandes dúvidas e discussões sobre se o Spider-Man devia ter teias mecânicas ou orgânicas, as sugestões do guru dos Marvel Studios, Kevin Feige, sobre o que deveria ter sido feito para melhorar o Amazing Spider-Man 2, e até discussões sobre tornar o Spider-Man num millenial, vegano que usa o snap-chat e tem uma comunidade de seguidores.

Apesar de os e-mails mostrarem que já estavam abertas as discussões entre a Marvel e a Sony sobre o destino do Spider-Man, foram estes e-mails que revelaram a dificuldade que a Sony estava a ter em lidar com a personagem do Spider-Man e a capacidade que a Marvel tinha para o fazer muito melhor.

Foi pressão criada pelos fãs depois de perceberem que afinal os seus sonhos podiam ser concretizados, e quão mal representada a sua personagem preferida poderia ficar se isso não acontecesse, que no fim provavelmente fez pender a balança no sentido de a Marvel poder incluir o Spider-Man no Captain America: Civil War.


Portanto todos os fãs que tiveram dificuldade em manter as calças secas durante o Civil War, podem agradecer ao Grande Líder Kim Jong-Un e à sua falta de sentido de humor o facto de termos aquela hero-landing espectacular depois de roubar o escudo ao Captain America.


2 comentários:

  1. a sony devia fazer um filme com o kim jong un a subir paredes depois de ver um filme inofensivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. The Interview II

      Dave Skylark and producer Aaron Rapoport are at it again, as when researching the Bernie Sanders Pedophilia Scandal for the celebrity tabloid show "Skylark Tonight", they stumble upon a conspiracy that would rock the world to it's core!
      Again!

      Deep in the caves of North Korea, the evil North Korea black science ops division has managed to clone Kim Jong-Un from a frozen sample of his sperm.

      Once again Dave Skylark and producer Aaron Rapoport find themselves recruited by a hot chick from the CIA to assassinate Mecha-Kim Jong-Un!

      This Interview [explosion] is gonna be a killer!

      Eliminar