Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

It's a fiddle! - Castelos de Cartas

''A Con Man always stands behind good intentions''
- unknown -


Na semana passada, tentei ilustrar os mecanismos narrativos que podem colocar uma audiência a identificar-se com anti heróis, quando estes são protagonistas numa história. Mesmo quando eles cometem atos de violência difíceis de justificar moralmente, mas que pragmaticamente podem fazer sentido, dado o contexto.

Acho que este cartoon do webcomic saturday morning breakfast cereal ilustra bem o que estava a tentar dizer. Apesar de não ser um fenómeno novo, nota-se um acentuar da tendência para que o público mostre um certo cansaço de narrativas lineares e simples do bem contra o mal.

Se calhar é por isso que o superhomem tem andado à porrada com batman ultimamente, o capitão américa quer partir a cara do homem de ferro, e o último blockbuster de Verão foi buscar os protagonistas todos a várias prisões.


A intenção era passar pelo lado mais extremo do espectro.

Comparados com os assassinos que falei a semana passada, estes que vou falar hoje parecem ilusionistas em festas de aniversário de crianças. Admito, ilusionistas que estão a estudar a casa para voltarem à noite e roubarem os eletrodomésticos, mas o mundo não é perfeito.


Con men. Confidence artists. Uma má tradução seria um artesão de confiança. Alguém que ''fabrica'' a nossa confiança, que depois nós lhe entregamos. Não nos roubam a confiança, até porque isso é impossível.

Nós entregamos a nossa confiança livremente ao confidence artist, e muitas vezes o burlado acaba a interacção com o burlão a acreditar que lhe fizeram um favor generoso.

É mais fácil enganar toda a gente quando temos uma figura afável. Não foi só nos EUA que os burlões capturaram a imaginação da cultura popular. E, nesta situação, não era caso para menos.


Muita gente se lembra desta velhinha simpática que não tinha a quarta classe, mas que nos anos oitenta enganou toda a gente. Os jornais diziam que ela era tão boa gestora que devia substituir o ministro da economia. Uma velhinha afectiva que era uma verdadeira máquina a gerir/investir. Prometia juros astronómicos para atrair depositantes... Para ajudar os pobres, segundo a própria. O problema é que pagava esses juros com o dinheiro dos novos depositantes.


A explosão do volume de negócios da ''Banqueira do Povo'' que as reportagens do jornal Tal e Qual provocaram, acabaram por levar à sua desgraça. Os esquemas em pirâmide, (uma variação de ''ponzi scheme''), dependem de novos depositantes para manter os juros elevados que foram prometidos aos antigos depositantes. À primeira vista, mais depositantes poderia parecer bom, mais dinheiro. Mas se a base da pirâmide se alargar demasiado depressa, a dada altura vai ser impossível pagar juros aos novos depositantes, porque o crescimento exponencial permanente de depositantes é impossível.



Um ponzi scheme é inerentemente um castelo de cartas. Vai cair, é uma questão de tempo, e de quão forte sopra o vento. O ministro da economia veio à televisão avisar a população. No dia seguinte, houve uma corrida aos levantamentos nos escritórios da Dona Branca. Havia sacos de dinheiro espalhados por toda a parte... Não havia registos de quase nada. Ela fazia as contas e a gestão do dinheiro de cabeça... Isto foi em 1984.


A SIC dedicou-lhe um ''perdidos e achados'', se tiverem interesse.

Eu sei que a Dona Branca prejudicou muita gente e estava envolvida com criminosos da pior espécie. Mas era uma mulher simples, que enganou com talento e arte durante uma época em que as mulheres serviam para ter filhos e limpar a casa, não tinham direito de voto, e era socialmente aceite serem agredidas regularmente pelos maridos. Neste contexto, o facto de uma agiota clandestina conseguir ser percepcionada como uma avózinha preocupada com os pobres, ganhou-lhe um lugar permanente no imaginário do povo português.

Esta narrativa gerou empatia. Deu uma telenovela, ''A Banqueira do Povo'' com Eunice Munoz.


A Dona Branca foi condenada a 10 anos de cadeia por burla agravada, esteve presa 5, saiu por estado de saúde débil. Morreu na miséria e 5 pessoas compareceram ao funeral.

''A Banqueira do Povo'' teve o que merecia? Talvez.

Será que aconteceu o mesmo ao ''Dono disto tudo''?


Esta narrativa é diferente. Não consigo empatizar com este burlão. Não sei porquê. Talvez porque as notícias sobre as opiniões dele são um pouco diferentes de ''Só quero ajudar os pobres''.


Yep. Ele manifesta menos caridade, e mais arrogância. Um pouco porque pode. Ou podia. A narrativa dele é que o povo português é preguiçoso, e vive à sombra do estado.

Em que cadeia está preso este senhor? Pois. Pagou uma multa.
É que vender ''papel comercial'' de uma instituição bancária (que esconde há meses que está falida) que não vale um caracol, como tendo ''capital e juros garantidos'' não é burla, aparentemente.

São 'actos dolosos de gestão danosa'. Que por acaso custaram 16 biliões de euros, incluindo 5 biliões pagos pelo estado português.

Portanto, Ricardo Salgado, que é da opinião que os portugueses são preguiçosos e gostam é de subsídios, precisou de 5 biliões de euros do estado, para não colocar em risco os depósitos dos seus clientes.

Os outros ''preguiçosos'' que investiram as poupanças em papel comercial fizeram festas para celebrar os dividendos do investimento com ''capital e juros garantidos''.


Se a ironia matasse... Estou em pulgas para saber como vai o casting para a novela baseada na vida deste senhor.

Anyway, let bygone be bygones. Até porque Ricardo Salgado não é o melhor que o Portugal contemporâneo tem para oferecer em termos de burla.

Esse prémio vai para os cientistas que inventaram as Mamografias por Satélite.

Em 2002, na vila de Messines, no Algarve, dezenas de mulheres receberam chamadas de uma ''médica'' a anunciar uma nova tecnologia que permitia fazer mamografias à distância, por satélite. A ''médica'' aconselhou mais de 40 mulheres a dirigirem-se a janelas, varandas, quintais, descampados, e a exporem e massajarem os seios, de maneira a que o satélite conseguisse apanhar imagens nítidas.

Isto aconteceu novamente em Loures, mais recentemente. I shit you not.

Para a semana, violinos, finalmente! :) Conseguem ouvi-los?

Cuidado com os satélites que eles andam por aí!

Sem comentários:

Enviar um comentário