Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Leader - Lancer

Captain America, Superman, Tintin, Woody - Iron Man, Batman, Haddock, Buzz.

Vamos falar sobre isso


Mesmo as pessoas mais distraídas não podem ter deixado de notar numa dicotomia interessante nos filmes de super-heróis recentes.

Por um lado tínhamos o Superman, ideal humano da justiça, moralidade e liberdade, às cabeçadas com o Batman, que é uma personagem muito mais espertalhona, que usa dinheiro e tecnologia e inteligência para resolver os problemas de maneira mais moralmente questionável.

Por outro lado tínhamos o Captain America, ideal humano da justiça, moralidade e liberdade, às cabeçadas com o Iron Man, que é uma personagem muito mais espertalhona, que usa dinheiro e tecnologia e inteligência para resolver os problemas de maneira mais moralmente questionável.



O que estamos a ver, e que se torna tão evidente quando pômos estas quatro personagens lado a lado, é a relação difícil que um Leader tem sempre com o seu Lancer.

Tipicamente, sempre que hajam equipas de personagens ou grupos de personagens, estas vão muito tipicamente ter papéis que desempenham na dinâmica desse grupo.

No caso específico de que estamos a falar, o Leader é, como o nome indica, o líder do grupo. Pode ser um estratega brilhante, carismático, sensato, teimoso, ou alguma combinação dessas características. É habitualmente o Herói da história.

O Lancer funciona na maior parte das vezes como amigo ou companheiro do Leader, e é habitualmente o oposto deste. Se o Leader é limpinho e bem comportado, o Lancer vai ser rude e irreverente; se o Leader é muito motivado e relativamente amoral, o Lancer vai ser relaxado e muito sensato.

Esta dicotomia funciona muito bem para criar diálogos e interacções entre as personagens, e até para criar conflito entre elas.

Woody - Buzz












O Woody e o Buzz de Toy Story são um exemplo típico. O Woody é o brinquedo mais antigo e mais espertalhão e que dobra as regras, o Buzz é o brinquedo moderno, mais denso e mais rígido.

Hellboy - Abe Sapien














Em Hellboy esta relação está particularmente bem demarcada, ainda por cima porque mantém o contraste vermelho azul presente nos nossos exemplos iniciais. O Hellboy é vermelho, grande, bronco e muito forte, o Abe Sapien é azul, pequeno, inteligente, e frágil.

Tintin - Capitão Haddock
















Há muitos exemplos destes na BD Europeia, mas decidi dar como exemplos o Tintin e o Capitão Haddock. Um é um bem disposto, calmo e que resolve problemas com a cabeça, o outro é um velho que está zempre zangado, é dado a acessos de fúria e resolve as coisas à pancada.

Cyclops - Wolverine














Uma das rivalidades mais populares na banda-desenhada, de um lado temos o Cyclops, que é tímido, rígido, estratégico e tem um poder que lhe permite terminar lutas as coisas à distância, e o Wolverine, que é carismático, faz as coisas como lhe apetece, por instinto e as garras só lhe permitem lutar corpo a corpo.

Kirk - Spock












A relação Leader - Lancer em Star Trek é óbvia, com o Kirk a ser a personagem impulsiva e emocional, e o Spock a ser a personagem ponderada e cerebral.

Arthur - Lancelot
















Nem mesmo a literatura clássica escapa aos tropes, e enquanto que o Rei Artur é (classicamente) um grande líder, mas mulherengo, o seu melhor amigo Lancelot, é o melhor na espada e de amores únicos para a vida toda (infelizmente apaixona-se pela Guinevere, Rainha de Artur, criando conflito entre as duas personagens.


Robin Hood - Little John













Uma das parelhas de Leader e Lancer mais conhecidas de sempre, acho que já nem vale a pena começar a apontar os contrastes.

Mal - Zoe















Do já velhinho Firefly, chega-nos o Mal, que é o líder desbocado, carismático e que usa uma pistola, e a Zoe, que é o braço direito, silenciosa, de poucas palavras e que usa uma caçadeira.

Ted - Barney














Rick Grimes - Daryl












Apesar de The Walking Dead ser a desgraça que é, a relação entre Rick e Daryl é um exemplo típico do Leader e do Lancer.

Freddy - Shaggy














Até mesmo no Scooby Doo é possível estabelecer a dicotomia entre o Fred, o líder do grupo, limpinho e certinho, do Shaggy, o seu amigo despassarado, sujo e aparentemente pedrado.

....

....

Ainda aqui estão? Ainda não desistiram do artigo?

Sim, acabou aqui. Estavam à espera de uma conclusão muito esperta?

Não, hoje não.

Hey, não podem ser todos o melhor texto de semrpe!

Sem comentários:

Enviar um comentário