Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Sail us to the moon

''I sail to the moon, I spoke too soon
And how much did it cost,
I was dropped from the moonbeam
And sailed on shooting stars''
 - Radiohead -

O Sol.


Através de reacções termonucleares, o Sol produz mais energia numa hora, do que a humanidade utiliza num ano. E estimula a nossa imaginação desde há milénios.


A luz do Sol (toda a luz, aliás toda a radiação) exerce ''pressão'', literalmente, empurra as coisas em que incide. Não me refiro a ''ventos solares'', que são um fenómeno à parte.

Quero dizer que a luz do sol faz ''pressão'' (embora insignificante) contra o nosso protector solar.

Há propostas para aproveitar este efeito através da construção de um veículo espacial que funciona sem combustível (!). Veículos muito leves (e se tivermos em conta que no espaço não há atrito), podem aproveitar a pressão que a radiação solar exerce, para ganhar cada vez mais velocidade.


Um ''vela solar''. Neste momento há uma a orbitar a Terra, lançada pela Planetary Society de Bill Nye.
The science guy.


Em 2010, os Japoneses lançaram o projecto IKAROS, e tornaram-se os primeiros a demonstrar que uma vela solar pode fazer viagens interplanetárias. Neste momento, a vela está em órbita à volta do Sol.


Esta ideia das velas solares traz nostalgia de uma época perdida, em que ainda não se conheciam os cantos ao planeta terra, e os homens embarcavam para viver aventuras em terras distantes.
Scurvy and plunder, ahoy mateys!).


As velas solares são Caravelas que um dia podem vir a viajar até ao sistema solar exterior, ou mesmo ser os primeiros veículos a fazer uma travessia interstelar. No artigo deste link, é proposta uma vela solar do tamanho do estado americano do Texas, para chegar a Alpha Centauri. Neste caso uma Nau enorme, e não apenas uma Caravela.

Uma Nau. Do latim Navis, ou Nave - O termo que se usava na idade média.


Na época dos descobrimentos os smartphones ainda não tinham GPS, o que tornava difícil saber para onde se estava a dirigir a Nau. Na altura, usava-se esta ''novidade'':


Um astrolábio. Definido pelo Oxford English Dictionary como derivado do grego astrolabos, ou literalmente: ''Star-taker''. Uma má tradução poderia ser ''apanhador de estrelas''. Foi trazido pelos Árabes para a Europa, mas foi inventado cerca de 150 AC, possivelmente por Hiparco, um matemático em Alexandria. O instrumento que iria desempenhar um papel essencial na descoberta do ''novo mundo'', foi inventado mais de 1500 anos antes de Colombo.

(O Gerard Depardieu tem um nariz maior que o meu.)

Outra coisa útil aos navegadores, que é atribuída a Hiparco, é a Esfera Armilar.


A esfera armilar representava, entre outras coisas, o trajecto aparente do Sol e dos planetas ao longo de um plano mais ou menos definido, a eclíptica.

Sim, isso que estão a pensar. A bola amarela na bandeira portuguesa foi inventada por Hiparco (ou um amigo Erastotenes), 150 anos antes de Cristo, colocada na bandeira de portugal porque foi usada pelos navegadores para estudarem o trajecto dos astros, e acabou a adornar as varandas de metade do país, de dois em dois anos, quando há competições internacionais das selecções de futebol.


Há quinhentos anos, Vasco da Gama e Cristóvão Colombo apontavam os seus astrolábios às estrelas para calcular latitudes e triangular a posição das naus que comandavam. Provavelmente estavam longe de imaginar que um dia, quinhentos anos depois, a humanidade estivesse a ponderar enviar naves ''à vela'', para tentar viajar até às mesmas estrelas a que apontavam os seus rudimentares ''apanhadores de estrelas''.

(O novo StarTrek está em exibição às 21:30h no meu Centro Comercial)

O que quero dizer, é que as coisas começam assim. O Bill Nye a fundar uma empresa para lançar uma losango de papel de alumínio a orbitar a Terra pode não parecer nada de especial. 

Mas sem o Hiparco a inventar o astrolábio e a esfera armilar, o Vasco da Gama e o Colombo nunca teriam sido Centros Comerciais. 

Era o Fórum Carnide e o Fórum Parque das Nações.

E não sei se ia ver o novo Star Trek ao Fórum Carnide. 

1 comentário: