Pataniscas Satânicas

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quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Níveis de Dificuldade


Vou assumir, para o efeito deste texto, que o leitor já jogou algum jogo de computador.

E se não jogou, em que buraco é que andou metido estes anos todos?
Vá já a correr jogar alguma coisa, que isso é uma vergonha, nem se atreva a dizer em público que nunca jogou um jogo de computador senão os outros meninos vão achar que você é um tótó.

Ora...

O leitor estará certamente familiarizado com o conceito de níveis de dificuldade.
Quando começa um jogo de computador, geralmente é-lhe dada a opção de escolher se quer jogar em "Fácil", "Normal" ou "Difícil".
Por vezes até há mais níveis de dificuldade por onde escolher.

A primeira vez que me lembro de me deparar com a situação que vos vou relatar foi com o Unreal Tournament.
O Unreal é um First Person Shooter, daqueles em que só se vê a mãozinha da nossa personagem a segurar a pistola (ou lança-rockets, como costumava ser o caso) e joga-se em arenas enquanto matamos inimigos controlados pelo computador.

Ora estava eu a jogar, e aconteceu uma coisa muito curiosa: perdi.
"Não é nada de mais" pensei eu "é a primeira vez que pego nesta coisa, isto com prática vai lá!"
Mas depois aconteceu outra coisa curiosa: voltei a perder.
E não só mais uma, mas muitas vezes!!!
O computador estava a dar-me porrada de criar bicho!

Naturalmente que isto entristeceu-me, porque eu não andava ali para perder.

O que é que fiz então?

Fui ao menu principal do jogo, e com um simples clique do rato, diminuí a dificuldade do jogo.

E maravilha das maravilhas, alegria e satisfação! Comecei a ganhar desalmadamente! Era como dar tiros a peixes num barril! Eles caíam que nem tordos!
E eu fiquei muito satisfeito comigo mesmo.

Caro leitor, você sabe que já passou por isto. Tenha sido com outro FPS, tenha sido com um jogo de estratégia, até pode ter sido com o Tetris.

O que você (eu) faz quando começa a perder demasiado para seu gosto, e vai diminuir a dificuldade é basicamente o seguinte: vira-se para o computador e diz-lhe assim "Olha, e que tal se fosses um bocadinho mais estúpido para eu te ganhar com mais facilidade?" e ele, sendo um computador, obedece.
E lá vai você poder pensar que tem uma pontaria do caraças ou que as suas estratégias militares rivalizam com as do Sun Tzu.

Não, meu amigo... não.

A única coisa que você (eu) fez foi tornar o computador ainda mais estúpido que você, para lhe poder ganhar!

É mais ou menos o equivalente a estar no parque, numa tarde de domingo, a jogar às damas com os velhinhos que lá estão e, para sua grande surpresa, levar a abada da sua vida às damas (porque você se esqueceu que são velhinhos e não têem mais nada para fazer senão jogar às damas).

Então, insatisfeito com isso, você vai buscar uma criança com Síndrome de Down, e joga às damas com ela.
E quando ganha acha-se o maior!
E se calhar ainda lhe chama uns nomes pelo meio!!!

O que acontece actualmente é que as pessoas que desenvolvem os jogos sabem que ninguém gosta de perder. Por isso cada vez menos os jogos têm um nível de dificuldade chamado "Fácil".
Ninguém quer admitir que só consegue ganhar no "Fácil".

Por isso em vez da sequência habitual, os jogos hoje em dia já costumam ter os níveis de dificuldade "Normal", "Difícil", "Impossível" e "Pesadelo"
Dessa maneira você já se pode gabar aos seus amigos de que ganhou o tal jogo no "Difícil"!
Mas desengane-se, caro leitor, na realidade o "Difícil" corresponde ao "Fácil"... E não caia na asneira de dizer que o jogou no "Normal" porque toda a gente sabe que "Normal" significa, na realidade, "Atrasado Mental".

Depois existem aqueles jogos que são mesmo difíceis, e cujo nível de dificuldade "Normal" significa, para as pessoas que criaram o jogo, "Horas-e-horas-de-tentativa-e-erro-contra-bosses-com-múltiplos-estágios-que-dão-mais-dano-do-que-sequer-era-permitido-no-jogo-até-essa-altura-e-com-personagens-que-parece-que-têm-tuberculose-e-artrite"

Por exemplo o Devil May Cry e o Demon's Souls.

Eu entretanto vou dar tiros a bots que têm a inteligência de um repolho numa cadeira de rodas, e sentir-me o maior do mundo.



4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. esta é uma questão muito válida!!!!
    e mais! Quem é que, depois de acabar um jogo em normal, quer voltar a jogá-lo numa dificuldade superior, para ter exactamente a mesma recompensa? perder muito mais tempo, para exactamente o mesmo, ou pouco mais?
    Faz-me lembrar os estudantes universitários, que depois de completarem as cadeiras da faculdade, iam estudar no Verão, para fazerem melhoria de nota em Setembro!!! para quê? não foi suficientemente horrível da primeira vez? para quê outra vez? e ainda mais difícil? só para terem mais dois valores que eu, ou destrancarem a personagem secreta, ou o fim alternativo... epa já chega!!
    Compra um jogo novo! arranja uma vida!

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  3. Uma vez li uma coisa acerca de existirem dois tipos de jogadores de jogos de computador: existem aqueles que jogam para ver o jogo, e aqueles que jogam para ganhar o jogo.

    As pessoas que jogam para ganhar o jogo geralmente são as que depois de ganharem uma vez o jogo, têm de ganhar ainda mais!!! Por isso vão jogar numa dificuldade mais difícil.
    É, de facto, como fazer melhorias de notas.

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  4. UT ftw. E foram descontinuar um jogo como este, pfft.

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