Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Leitura de Agosto 2011


Anna Karenina está escrita num estilo realista, fazendo Toltoy uma descrição pormenorizada da sociedade citadina e campestre na Rússia durante o séc XIX.
O autor utilizou o recurso aos pensamentos das personagens para dar ênfase ás questões que o preocupavam. Recorre essencialmente a Anna Karerina e Levine,personagens que demonstram estilos de vida e atitudes opostas.
Tanto questões sócio-políticas (o lugar e o papel dos camponeses russos na sociedade, a reforma da educação, e direitos das mulheres), como morais (hipocrisia, a inveja, a fé, fidelidade, família, casamento, sociedade, do progresso, desejo e paixão carnal, e a conexão à terra agrária em contraste com o estilo de vida da cidade)são debatidas ao longo do romance, sendo possível vislumbrar a opinião do autor.

Pessoalmente, achei um livro extremamente bem escrito e muito fácil de ler. As mensagens politico-sociais são claramente divulgadas e defendidas, tendo por base a realidade pré-industrialização russa, onde se assumia a industria e a cidade como sendo os destruidores da vida camponesa. A nível religioso, constitui um romance bastante moralista, no qual transparecem as ideias fundamentais da Igreja católica, que são discutidas até ao fim do livro. "Haverá sempre um castigo "adequado" pelos actos moralmente condenáveis cometidos anteriormente" será talvez a grande mensagem.
Por fim, é fácil constatar que o romance é um pouco auto-biográfico. Levine é sem dúvida a personagem central. Este é utilizado pelo autor para discorrer as suas opiniões e fundamentos das mesmas.

É um must read!

Sem comentários:

Enviar um comentário