Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Praias Galácticas

Sabemos os números e os números são impressionantes.

100 a 400 biliões de estrelas na galáxia.
Pelo menos 100 biliões de planetas na galáxia.
170 biliões de galáxias no universo observável.

Os números são incompreensíveis.


Eles tentam dar exemplos para tornar os números mais identificáveis, mais relativamente quantificáveis na nossa cabeça.

Dizem-nos que existem tantos planetas no Universo como grãos de areia em todas as praias da Terra.

Isso impressiona! 

Temos claramente a noção que existem milhões de grãos areia numa praia, e isso é definitivamente mais do que o número incerto que tínhamos imaginado para os planetas.

Até podemos ler mais um bocadinho e perceber que não são milhões, são milhões de milhões de milhões de milhões de milhões de milhões. Um sextilião!


E aí pensamos que agora sim, sei realmente quantos planetas existem por aí. É um número gigantesco! Maior do que o que eu consigo compreender, mas ao menos tenho um número na cabeça.

Mas depois chego a uma praia. E lembro-me que existem mais planetas no Universo quantos grãos de areia numa praia.

E a praia é imensa e os grãos de areia são incontáveis.
Não são milhões ou biliões, são incontáveis.


Há incontáveis planetas na galáxia. Como é que eu queria compreender o número se nem quando ele está representado sob a forma de grãos de areia debaixo dos meus pés eu consigo começar a encaixá-lo na minha cabeça.

Há ASSIM tantos planetas na galáxia.

Mas o número torna-se real quando me apercebo do seguinte:

No meio de incontáveis planetas, há outro que tem uma praia como esta.


Sem comentários:

Enviar um comentário