Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O Papão vem do Norte - Parte III

Bem vindos à terceira e última parte de O Papão vem do Norte.

Se não leram a Parte I ou a Parte II, sugiro que o façam agora, mas se não vos apetecer, podem começar por aqui.

Anteriormente já expliquei como os Romanos tinham medo dos Bárbaros que vinham do Norte Gelado, e como a Igreja Católica os converteu a todos em crentes obedientes e trabalhadores, e que isso lhes deu muito muito dinheiro.
A Igreja Católica era tão corrupta, que um senhor alemão chamado Martinho Lutero protestou muito e escreveu um texto que criticava a Igreja, e com isso iniciou um movimento.

Este movimento, que ficou conhecido como a Reforma Protestante, era uma enorme ameaça ao poder da Igreja Católica, dado que punha em causa não só a sua validade espiritual mas também o seu poder económico.
A ideologia Protestante de igualdade e crítica à corrupção e abuso do poder da igreja espalha-se pela Europa como um vírus, levando a revoltas de camponeses na Alemanha e a guerras religiosas em França e em muitos outros lugares.


A Igreja não perdeu tempo a perseguir e a queimar na fogueira milhares de Protestantes, esperando com isso impedi-los de contagiar outros países com estas ideias perigosas de contenção de custos e combate de corrupção. Um excelente exemplo disso é o Massacre do Dia de S. Bartolomeu, no qual entre 5 000 e 30 000 protestantes foram mortos.

Apesar dos seus melhores esforços, a Igreja Católica não conseguiu evitar que vários países se tornassem declaradamente Protestantes, perdendo poder sobre eles e, sobretudo, muito dinheiro!

Agora adivinhem lá em que países é que o Protestantismo pegou?

Protestantismo (azul) na Europa, no fim da Reforma Protestante
Nos países do Norte!

Nestes países a cultura e valores Protestantes levaram a população a valorizar uma ética de trabalho dura e a guardar as riquezas acumuladas para os investimentos. O Calvinismo e outros grupos Protestantes mais austeros proibiam efectivamente o desperdício de dinheiro e identificavam a compra de luxos como um pecado.

O Papão já vos começa a parecer mais familiar?

Nós, no Sul, ficámos com a Igreja Católica e com o seu esbanjamento e corrupção, e começámos a demonizar e a transformar o Papão de maneira a representar esses valores de austeridade e trabalho árduo.

Martinho Lutero como a Corneta do Diabo
Portanto o que é que aconteceu?

Tínhamos medo dos Bárbaros do Norte Gelado, e por isso ensinámos-lhes o jogo da Civilização para os tentar controlar e tirámo-los da idade do ferro para a primeira idade da razão.
Depois eles ganharam-nos a esse jogo.

Esta ideologia de austeridade, trabalho árduo, privação de prazeres é, naturalmente, muito boa para se ganhar poder económico, de tal maneira que hoje ainda se vê uma grande divisão económica entre países Católicos (do Sul) e países Protestantes (do Norte).

Os Bárbaros do Norte Gelado transformaram-se nos países mais ricos e desenvolvidos da Europa, e agora estão a cobrar ao Sul anos e anos de corrupção e má-gestão económica.

De certa forma a guerra religiosa entre os Protestantes e os Católicos perdeu o seu cariz religioso mas continuou-se como uma guerra económica, que os do Norte estão a ganhar.


Quem é o nosso Papão actual?

O nosso Papão actual é representado pelas medidas de Austeridade, pelo aumento das horas de trabalho, pelos ideais do trabalho-árduo e do auto-sacrifício, pelo aumento dos impostos, da redução das férias.

E este Papão vem do Norte. Da Alemanha, da Inglaterra, da Escandinávia.

A narrativa da actual crise sócio-económica encaixa no trope do Grim Up North.
Vêmo-nos a nós mesmos como o Underdog do Sul que está a ser injustamente atacado pelo Dark Lord do Norte, que quer que trabalhemos mais e ganhemos menos.


Uma série como o Game of Thrones é uma metáfora particularmente adequada para a situação actual.

Temos uma população empobrecida, sistematicamente maltratada pelos seus governantes corruptos e debochados, que vão ter de pôr de lado os seus conflitos internos (entre si e com as suas populações) para conseguirem unir forças e lutar contra a ameaça comum que vem do norte Gelado, que os quer transformar em zombies.


Temos de nos organizar, temos de lutar, porque não tenham dúvida nenhuma...

Winter is Coming.


4 comentários:

  1. No Sul não querem é trabalhar! Preguiçosos! Não perdem pela demora, que o Papão vem cá meter ordem nisto!
    Cobrar dívidas e mandar-te apertar o cinto! Porta-te bem, olha que é melhor obedecer ao Papão à primeira! Olha a grécia....

    ResponderEliminar
  2. Apesar de tudo, sem o Papão nada disto andava para a frente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não fosse o Papão, ninguém apanhava nabos, e ás vezes nabos dão jeito. Mas se ninguém se levantar e disser ao Papão que ele é estúpido, também nada anda para a frente. Olha o martinho lutero a mostrar as falhas do Papão. A ajudar a criar um Papão 2.0.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar