Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

domingo, 16 de agosto de 2015

Thor of the Rings

Os filmes do Thor são o Lord of the Rings in SPAAACE.

De entre os filmes Marvel, os filmes do Thor são geralmente reconhecidos como sendo dos mais fraquinhos, a par do único filme do Hulk.


Grande parte da culpa disto reside no herói titular, o Thor, que é bastante desinteressante no geral.
Até o Capitão América, que representa o escuteiro bem comportado, consegue ter mais profundidade do que o Thor, que por muito bad-ass que seja, tem uma personalidade quase inexistente e motivações extremamente superficiais e que raramente vão além de "MUST DO GOOD".


(eu queria falar do Loki como vilão e força motriz narrativa destes filmes, mas isso merece um posto inteiro só para isso)

No entanto, apesar de não serem os filmes com a narrativa mais complexa, os filmes do Thor, e sobretudo o segundo filme, o Thor: the Dark World (2013) (TDW) compensam isso sendo os mais complexos visualmente e aqueles com um worldbuilding mais notório.

O mundo do Thor é superficialmente inspirado na mitologia nórdica, mas para além de alguns comentários no sentido de a tecnologia ser tão avançada que parece magia, pouco mais é explicado explicitamente acerca do mundo.
O mundo e o ambiente são caracterizados através dos elementos visuais que surgem no ecran e que têm o objectivo de criar uma experiência e sensações específicas.

Especificamente, o mundo criado é um de fantasia misturado com elementos de ficção-científica espacial, resultando num filme que pode ser descrito como Elfos Alienígenas em naves futuristas a lutarem contra Vikings do Espaço em barcos voadores com lasers, e se isto não vos parece a coisa mais divertida de sempre então podem ir ver filmes do Truffaut.


Mais especificamente ainda, a maior parte dos elementos visuais são directamente inspirados pelo ambiente visual estabelecido anos antes pelos filmes do Lord Of The Rings (2001) (LOTR).

Passo a exemplificar:

Para começar ambos os filmes têm como problema central um objecto ultra poderoso que tem o potencial para destruir tudo.
No LOTR é o One Ring, no TDW é o Aether!

One Ring - LOTR
Aether - TDW

Os vilões do TDW são os Dark Elves, uma espécie de Dark Elves in SPAAACE, com máscarasolhos escuros (porque o escuro é mau).
Como Elfos que são, não podiam deixar de ter semelhanças significativas com os Elfos do LOTR.

Dark Elves - TDW
Elfos - LOTR

Os bons da fita parecem uma mistura de Anões Guerreiros Orgulhosos, com capacetes de cornos, machados e barbas e a beberem muito.
As suas armaduras são muito parecidas às dos bons da fita do LOTR.

Asgard - TDW

Gondor - LOTR
Rohan - LOTR

Tudo isto é bastante reminiscente da velha guerra entre Elfos e Anões, só que aqui os "elfos" usam armas espaciais de alta tecnologia (armas laser, granadas e naves espaciais) e os "anões" usam armas medievais mágicas (lanças, espadas, esquifes).

Tanto a cidade de Asgard e Minas Tirith são as capitais dos bons da fita e exemplos de Shining Cities.
Asgard - TDW
Minas Tirith - LOTR
Os vilões até têm ambos criaturas gigantes, muito perigosas e difíceis de matar, envoltas em chamas!

Kursed - TDW
Balrog - LOTR

Existem imensos exemplos ao longo do filme, que eu não vou listar porque senão isto nunca mais acabava (e já assim o artigo vai demasiado longo).

Vejam o Thor Dark World e de certeza que vão reparar em imensos pormenores.

Para mim o mais interessante é isto:

Como já disse antes, a Marvel está a transcender o género do filme de Super-Heróis e a transformá-lo numa categoria inteira.
Deixam de ser só filmes de Super-Heróis, passam a ser filmes de Super-Heróis de Acção (Avengers), Super-Heróis de Ficção Científica (Guardians of the Galaxy), Super-Heróis Noir (Daredevil), Super-Heróis Pulp (Agent Carter), etc.

Os filmes do Thor são filmes de Super-Heróis de Fantasia.

As minhas expectativas para o Thor: Ragnarok são muito grandes, e acho que o melhor que poderíamos esperar era que o filme fosse passado inteiramente em Asgard, sem nunca pôr os pés na Terra, para vermos ainda mais deste mundo fantástico!


Sem comentários:

Enviar um comentário