Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

New Adult: os romances Harlequim com um twist

Eu gosto de ler. Sempre gostei de ler, mas como tudo na vida este gosto alterou-se com os anos. Se no inicio li histórias adequadas para a idade, na faculdade tornei-me uma snob relativamente à leitura. Eu não lia qualquer coisa. Eu lia histórias com qualidade comprovadamente superior. Eu lia autores existencialistas e críticos sociais e era uma deprimida… Yup. Quando lês demasiado Dostoyevsky nasce um desespero em relação ao mundo, uma apatia continuada e uma incapacidade inexplicável de perceber que existe uma possibilidade de mudança. Ou simplesmente a minha depressão maravilhosa adorava banhar-se nas histórias de personagens com finais miseráveis.

Após estes anos gloriosos de leituras profundas que moldaram a minha personalidade de maneira incontornável, a verdade é que a depressão passou. E não, não deixei de gostar de ler clássicos ou livros de qualidade, mas passei a apreciar (e a culpar-me muito por isso) ler livros com finais felizes, romances que me façam sorrir. Descobri todo um mundo de romances contemporâneos, históricos, fantasia, steampunk, paranormal e distopia. Tornei-me numa leitora relativamente aleatória. Sim, continuo a seguir a lista dos “1001 livros a ler antes de morrer”, mas sou muito mais comedida. E como sou fan do Goodreads descobri um género extraordinário: New Adult.

Resumidamente, este género é o somatório de todos os clichés do Young Adult (típica personagens principais decalcadas do “Twilight”, insta-love, triângulos amorosos, dinâmica amor-ódio, declaração amorosa dramática, rapaz possessivo e anulação da personagem feminina em prol do “amor”), mas com descrições de cenas sexuais desde os primeiros capítulos da história. As descrições sexuais fariam corar as escritoras do “Harlequim e Bianca” que via a minha mãe ler nas velhas praias de Quarteira. Assim tão pormenorizadas, com tudo para todos os gostos. É só uma questão de procurar. Deixem-me apenas avisar, comparativamente com o que é descrito nos livros não há homem que se compare. A quantidade e qualidade sexual descrita mata qualquer desejo pelo vosso parceiro atual… Just saying…

E nem é componente sexual exagerada sem nexo que me faz realmente confusão nestes livros. O que me preocupa e não me faz sentido é ter lido partes de livros em que as violações são justificadas pelas autoras. Em que a violência verbal e física é demonstrada como sendo uma prova de carinho e amor. E isto arrepia-me. Desculpem, provavelmente estou a ser moralista, mas ler um livro em que o raciocínio da personagem feminina após ser violada é “Ele utilizou o meu corpo sem a minha permissão, mas é tão bonito e musculado”, dá-me náuseas. Ler um livro em que tudo aquilo que ainda hoje se luta em termos de igualdade de géneros é jogado para o lixo e a realidade é distorcida e apresentada a jovens como sendo algo aceitável e até mesmo um objetivo a alcançar diz que não avançámos muito como seres humanos.


E porque é que me interesso? Bom, primeiro, porque estudos têm demonstrado um aumento da violência entre casais jovens. Segundo porque eu trabalho também com jovens e noto uma aceitação das vicissitudes da vida como se fosse algo a aspirar. Terceiro, porque sou um ser humano do sexo feminino que tem um imenso orgulho do trabalho que tantas mulheres tiveram para que eu hoje pudesse ter os direitos que tenho. Quarto, porque violações e violência simplesmente não são aceitáveis… Quinto, porque o Ricardo e o Gui estavam fartos de me chatear a dizer que não contribuía em nada para este blog, e assim calo-os por mais um ano. :P

2 comentários:

  1. Acho que este texto é um excelente exemplo das coisas boas que podem surgir quando as mulheres são pressionadas pelos homens a fazerem coisas que não lhes apetece fazer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é de facto uma excelente demonstração do que elas podem fazer quando pressionadas! considero este texto como o ponto de partida de uma espiral de feedback positivo/gentle nagging, para que, a dada altura próxima no tempo, apareça outro texto!

      Eliminar