Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Humanos e Macacos

Costumamos falar de macacos.



Falamos da Ópera dos Macacos, dos impulsos dos macacos, dos comportamentos dos macacos no geral, e sempre a referirmo-nos a nós mesmos. Aos Humanos.
Porque somos cínicos e gostamos de mandar as coisas abaixo e uma maneira eficaz de fazer isso é reduzirmo-nos ao nosso estatuto de macacos carecas.

Na realidade é uma imprecisão, mas permite-nos clarificar uma ou outra coisa engraçada.

Há aquela famosa imagem que costuma ser mostrada para exemplificar a evolução que é a das sucessivas formas entre os macacos e os humanos actuais:


Não gosto desta imagem.
É essencialmente errada, e transmite uma ideia errada de como funciona a evolução.

A evolução não é um processo pelo qual os organismos se tornam progressivamente mais complexos ou sofisticados. Ou seja, a evolução não é um crescendo de complexidade ou superioridade biológica. 
É errado dizer que um organismo é mais ou menos evoluído do que o outro. Mais ou menos evoluído é um conceito que não faz sentido.

A evolução faz com que cada organismo se torne progressivamente mais adaptado ao seu meio ambiente actual. Só isso.
Por vezes isto significa que há complexificação, por vezes implica simplificação.
Também significa que as espécies não se transformam umas nas outras. Mais especificamente, significa que os macacos não se transformaram em humanos, como a imagem acima sugere.


A evolução, ou seja a adaptação diferencial ao meio ambiente, implica que uma espécie ancestral, em meios diferentes, vai diferenciar-se em duas espécies novas cada uma delas mais capaz de sobreviver ao seu meio ambiente.

Por exemplo, uma espécie de ursos pretos migra para um lugar cheio de neve e para outro lugar cheio de árvores. Ao longo do tempo vão surgir duas novas espécies, uma de ursos brancos (adaptados à neve) e outra de ursos castanhos (adaptados à floresta). A espécie de ursos pretos ancestral provavelmente extingue-se.

Da mesma forma, os nossos antepassados primatas foram-se diferenciando em várias espécies que se adaptaram às condições impostas pelos seus meios ambientes.
Ou seja, os Humanos não evoluíram dos Macacos. Os Humanos e os Macacos evoluíram ambos de um ancestral comum que se diferenciou em muitas espécies diferentes, algumas das quais se extinguiram e algumas das quais sobreviveram.


Ou seja, existe a noção generalizada (propagada por aquela imagem lá em cima de que eu não gosto) de que os Humanos são mais evoluídos. Isto é errado. 
Os Humanos não são nem mais nem menos evoluídos do que qualquer outro primata que exista actualmente. São todos evoluídos em igual medida porque todos conseguiram adaptar-se e sobreviver no seu meio ambiente.
Por essa mesma lógica não somos nem mais nem menos evoluídos do que as bactérias, mas isso é toda uma outra discussão niilista.

Portanto quando dizemos que os humanos são macacos, não é uma piada. Não estamos a reduzir os humanos a nada. Somos de facto, tecnicamente, macacos.

Ou somos?


Existem 446 espécies de primatas, entre Lemures, Tarsiers, Macacos do Velho Mundo, Macacos do Novo Mundo, Gibões e finalmente os Hominídeos.


Ora os Hominídeos.
Há 7 espécies de Hominídeos, duas de Orangutangos, duas de Gorilas, duas de Chimpanzés e uma de Humanos.


Os Hominídeos não são macacos. Os macacos são macacos, e os Hominídeos não são macacos.

Os Hominídeos são... nós.


Os Humanos não são macacos, são Hominídeos. Mas de igual forma também os Chimpanzés os Gorilas e os Orangutangos não são macacos.

Ou seja, os Chimpanzés, os Gorilas e os Orangutangos são geneticamente mais semelhantes a nós do que à maioria dos outros macacos. Constituímos todos uma única família de espécies muito semelhantes entre nós. Os chimpanzés são mais humanos do que são macacos.


Não é tecnicamente correcto reduzir os Humanos ao epíteto de Macaco. 
Mais correcto do que isso é elevar os Chimpanzés ao epíteto de Humanos.
(E não se ponham com moralismos de que é um insulto aos chimpanzés serem chamados de humanos, porque os chimpanzés são mais semelhantes a nós do que gostaríamos de admitir).

Gostamos de achar que somos muito evoluídos. Até somos, não é isso que está em causa.
O que nos esquecemos é que existem por aí outros animais que estão exactamente no mesmo patamar evolutivo que nós, e a quem falta muito muito pouco para serem iguais a nós.

Daqui a alguns anos ou décadas vamo-nos envergonhar profundamente da barbárie com que tratámos estes seres que são, essencialmente, humanos.


2 comentários:

  1. não percebo pq é que dizes ''Porque somos cínicos e gostamos de mandar as coisas abaixo e uma maneira eficaz de fazer isso é reduzirmo-nos ao nosso estatuto de macacos carecas.'' Deves pensar que és uma grande coisa! Em relação a essa imprecisão taxonómica dos hominideos não serem macacos, deixa-me contribuir para a polémica citanto um filósofo famoso: https://www.youtube.com/watch?v=LkwfkU0hRZM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pertinente a observação desse filósofo famoso e eu iria um passo ainda à frente.
      Pelo menos no que toca aos mamíferos, acho que se podiam perfeitamente reduzir todos a 3 categorias:

      Vacas: mamíferos pesados, geralmente herbívoros, tais como elefantes, rinocerontes, hipopótamos, bisontes, gazelas e girafas também encaixam, bem como baleias, e por aí fora.
      Ratos: mamíferos predadores ágeis e generalistas, tais como cães, gatos, tigres, ursos, focas, etc, etc
      Macacos: tudo o que tenha um aspecto amacacado, incluindo nós.

      Eliminar