Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Baader-Meinhoff, ou I'm So Meta Even This Acronym

Já vos aconteceu aprenderem um facto curioso aparentemente aleatório, ou lerem uma coisa que vos chama a atenção, e durante os dias ou semanas depois parece que esse facto aparece por todo o lado?

Por exemplo um dia lêem que um comboio de mercadorias tem em média 1500 a 2000 metros de comprimento (90 a 120 carruagens). Quando se está a mover a 85km/h pode precisar de mais de 1,5km para parar depois de os travões de emergência serem activados.

Depois no dia a seguir, sem sequer estarem à procura, voltam a encontrar outra menção a carruagens de mercadorias. E na semana a seguir aparece uma notícia sobre carruagens de mercadorias que demoram muito tempo a parar.
Depois na televisão há um documentário sobre comboios no Oeste Americano.

Acontece tanto que notam que está a acontecer!
É frequente o suficiente para chamar à atenção, fazer-vos parar e pensar "Que estranho! Ainda no outro dia vi outra notícia sobre comboios! Este é o quarto... quinto facto relativo a comboios que eu vejo só neste mês! Parece que os comboios me perseguem".


Se reconhecem isto de que eu estou a falar, e sentem que já o sentiram, então, caros leitores, o que sentiram foi o Fenómeno de Baader-Meinhoff!

O Fenómeno de Baader-Meinhoff define-se como a sensação subjectiva de que uma palavra, um nome, ou outra coisa que nos chamou a atenção recentemente, subitamente parece começar a surgir com uma frequência improvável.

A maioria das pessoas já o sentiu.

Na realidade esse dado específico, seja o comprimento médio de comboios de mercadorias, que a primeira câmara digital surgiu em 1975 ou que o nome Lego vem da frase em dinamarquês "leg godt" que significa "brinca bem", não estão de facto a aparecer com mais frequência.


Na realidade essa sensação é criada por um viés cognitivo. Um artefacto da nossa consciência. Uma inevitabilidade decorrente da maneira como a nossa consciência está organizada.
É uma Ilusão de Frequência.

Mas parece tão real! Não parece nada uma ilusão!

Isso é porque é um viés da nossa cognição. Não temos nenhuma maneira de entender o mundo a não ser através das ferramentas cognitivas que temos.
Se essas ferramentas tiverem pequenas distorções, toda a nossa consciência vai ter o reflexo dessas distorções. Não as vamos ver porque já fazem parte da maneira como a consciênca está construída.

Por isso o Fenómeno de Baader-Meinhof parece tão real.

Curiosamente o nome Baader-Meinhoff não tem nada a ver originalmente com vieses cognitivos.

O nome refere-se ao Grupo Baader-Meinhoff, um grupo terrorista de extrema-esquerda na Alemanha Ocidental nos anos '70, fundado por Andreas Baader e Ulrike Meinhoff, que viria a chamar-se Fracção do Exército Vermelho (Rote Armee Fraktion).



Portanto o nome provavelmente veio de alguém que aprendeu acerca do Grupo Baader-Meinhoff e depois durante as semanas seguintes só via referências ao Grupo por todo o lado.

Portanto o nome do fenómeno é em si mesmo um exemplo do próprio fenómeno.

Podem fazer o seguinte exercício:

Vão ao Google, e escrevam lá "I'm feeling curious".
Eu espero.


Já está? Que facto é que vos apareceu?

Agora lembrem-se desse facto, e durante as próximas semanas reparem se não vêm referências a esse facto a aparecer por todo o lado.

À medida que aparecem, podem ir tomando nota deles e depois verem o que é que os une a todos. De que maneira é que conseguem juntar todos numa única linha de raciocínio mais ou menos coerente.
Que ideia é que existe subjacente a todos esses exemplos que vos apareceram?

Dessa maneira conseguem unir os Jetsons, o 2001, o Fallout e o Blade Runner.

Ou pedras, pirâmides, agricultura, arranha-céus e a crise económica.

Ou ainda macacos, pizzas, nabos, ferramentas, agricultura e desenvolvimento tecnológico.

Ou quem sabe teoria do caos, clima, pirâmides, religião, arquitectura, filmes e o woody allen.

Ou, até, almas, neurónios, átomos, estrelas e o universo.


E é assim que se escreve um artigo das Pataniscas Satânicas!


2 comentários:

  1. O processo pelo qual as pataniscas satanicas fritam, e ficam com o aspecto panado e apetitoso a pessoas com curiosidade crónica!

    Tesouros de fazer inveja ao capitão Iglo.

    Step right up, step right up!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pataniscas quentinhas, com um recheio de trivia e sarcasmo, acompanhadas de cultura pop.

      Eliminar