Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Melhores de 2015 - Artigos do Ricardo

O que é que eu escrevi que vale a pena relembrar no fim do ano? Pouca coisa...
Vamos lá espremer isto bem!

Escrevi várias Coisas sobre Astronomia. Mas mais concretamente, sobre temas astronómicos abstractos que incluem montes de matemática. Como ninguém gosta de matemática, escolhi ignorar isso tudo e descrever a minha percepção das conclusões a que a astronomia moderna chegou. Não confiem muito nisto. Basta saber que é baseado em vídeos do youtube e artigos da wikipédia!

Fiz isso nos posts sobre a singularidade dos buracos negros e no post sobre o Big Bang, mas também foram incluídas discussões sobre objectos celestes como as estrelas mais próximas de nós, que deram o nome ao padrinho do Harry Potter, e das jóias astronómicas que são as Nebulosas Planetárias.


Como não podia deixar de ser, escrevi Coisas sobre Medicina, apesar de ser um tema que tento evitar, porque astronomia dá para usar imagens mais bonitas! Aqui está uma história parva que inventei (que inventei... certo...), e uns parágrafos de bílis a propósito do saudoso ex ministro da saúde. Terminei o ano com uma coisa sobre estigma nas doenças mentais.


Também gosto de escrever coisas aleatórias que me passam pela cabeça. Dizem-me que fica bem chamar a isso ''Escrita Criativa'', porque 'coisas aleatórias que me passam pela cabeça', não tem o mesmo impacto...
São os textos que não dá para perceber o tema logo ao princípio, e é preciso ler mais para entender que raio é que eu estou práli a inventar. Quais é que gostei mais? Bem, temos um que tenta humanizar uma personagem de um jogo de video daqueles de tiros (first person shooters), e um sobre um velhote que está lentamente a ensandecer enquanto chateia a mulher.


Depois acho que tenho que dividir os posts sobre Coisas da Actualidade a sério, como o post do famoso 'Grexit' ou dos Casamentos Homossexuais, e os que foram pura parvoíce, como o da silly season diagonal, ou ou o dos Vieses eleitorais - a quente, depois das polémicas legislativas de 2015.


Finalmente, temos as ''Coisas em que eu me armo em Engraçadinho'', que podem não ter piada nenhuma, mas que me dão gozo escrever! Dentro do humor observacional, escrevi um texto sobre temas tão ecléticos como ''Tatuagens e Gonorreia existencial'', e fiz um video do youtube, onde tento aglutinar ''Ginásios e a linha de Sintra''.

Temas soltos que acho que tenham valido a pena?

Manhãs ascetas e noite de prazer - Um texto em que defendo que não somos bem escravos dos nossos neurotransmissores, tanto como somos os nossos os nossos neurotransmissores. A metafísica da dialética e tal... Isto além das virtudes de deitar cedo e cedo erguer!!!

A ciência do toque da morte - Onde se discute a ciência do ''five point heart exploding technique'', aperfeiçoado pela Uma Thurman no Kill Bill.


Cat Tax - um texto e um gato!!!


FELIZ 2016!

Sem comentários:

Enviar um comentário