Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Star Wars - A Conquista dos Brinquedos

Como é que o George Lucas se tornou um dos mais importantes magnatas de Hollywood a vender brinquedos?
Vamos falar sobre isso!


Começou tudo muito modestamente.

Depois do seu sucesso inicial com American Graffiti em 1973, o George Lucas queria fazer um Western passado no espaço.
Como seria de esperar, foi recusado por vários estúdios, até que conseguiu convencer o Alan Ladd Jr., nessa altura presidente da 20th Century Fox a deixá-lo fazer o filme.

Apesar disso, os outros membros executivos do estúdio não acreditavam que o filme fosse ter sucesso, e não queriam investir muito dinheiro no projecto.
George Lucas negociou com eles, e prescindiu do seu pagamento de $500.000 dólares enquanto realizador e escritor do Star Wars, em troca dos direitos de merchandising e licenciamento do filme.



Esta decisão viria a custar 20 BILIÕES de dólares aos estúdios em merchandising e brinquedos, e permitiriam ao George Lucas fundar o seu próprio estúdio (Skywalker Ranch), a sua própria empresa de efeitos especiais (Industrial Light and Magic) e o seu próprio estúdio de jogos de computador (Lucas Arts).

Foi vendida uma quantidade impressionante de merchandising do Star Wars, e durante a minha infância e adolescência e idade adulta eu brinquei com vários (sim, eu continuo a brincar com brinquedos, e isso nem é assim tão surpreendente quanto possa parecer).

Star Wars: Episode IV - A New Hope (1977)

Eu cresci a ver o Star Wars, e antes de sequer começar a perceber bem que haviam 3 filmes, já os tinha visto todos.
Lembro-me em particular que me fazia imensa confusão que o primeiro filme fosse o episódio 4, e chateava imenso o meu pai para ele me trazer do video-clube os primeiros episódios porque eu queria ver a história desde o início.

Um dos primeiros jogos que me lembro de jogar foi o Droid Works, um jogo educativo da Lucas Arts, no qual se podiam construir vários dos Droids que se viam nos filmes, e até misturar-lhes as peças todas.


O jogo pretendia ensinar às crianças conceitos simples de física e mecânica, e eu adorava o raio do jogo.


Também dos primórdios dos

Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back (1980)

Este é talvez o Star Wars que eu me lembro melhor de ver. Provavelmente porque é o melhor dos filmes e o meu pai preferia sempre trazer este para casa do video-clube.

A mim impressionava-me sempre imenso  a cena dos Snowspeeders a enrolarem as pernas dos AT-ATs, e as cenas passadas no pântano de Dagobah metiam-me sempre imenso medo.

Lembro-me de brincar imenso com uns brinquedos de miniatura da Micro Machines, que eram cabeças de personagens do Star Wars que se abriam e que tinham lá dentro pequenos dioramas de cenas do filme.

Eu tinha (e provavelmente ainda tenho num baú algures) o da cabeça do Darth Vader, que representava a famosa cena final do filme, em que o Han é congelado em Carbonite, e o Luke luta contra o Darth Vader.



Star Wars: Episode VI - Return of the Jedi (1983)

O Return of the Jedi era definitivamente o meu preferido dos filmes. O filme tinha Ewoks e eu tinha 8 anos, portanto era inevitável.


Há imensa gente que não gosta dos Ewoks, acusando-os de serem um cash-grab do Lucas para vender mais brinquedos, e passados tantos anos tenho de começar a dar razão a essa gente.

Sobretudo porque quando me deram a escolher eu quis o diorama da Micro Machines (eu tinha, e ainda tenho, uma estranha fixação por miniaturas), que representava a luta dos Ewoks em Endor.



Star Wars: Episode I - The Phantom Menace (1999)

Lembro-me perfeitamente de ter 13 anos e descobrir pela primeira vez que ia ser feito mais um filme do Star Wars. Não cabia em mim de contente.
Depois vi aquele smorgasbord de efeitos especiais e cores e alienígenas e ADOREI.

Até gostei do Jar Jar Binks, para grande vergonha do snob de cinema que sou hoje.

Houve pelo menos dois jogos directamente inspirados no Phantom Menace que eu joguei imenso.

Um era o Star Wars Episode I: Racer, que era um jogo de corridas de pods como as que se viam no filme. Era possível competir em corridas nas mesmas pistas do filme, ganhar dinheiro, melhorar os pods e depois desbloquear mais condutores e pistas.


Outro era o vídeo jogo oficial do Phantom Menace, que era discutivelmente quase tão mau quanto o próprio filme.

A sério, revendo agora vídeos do jogo, é bem pior do que eu me lembrava. Vejam vocês mesmos.


Star Wars: Episode II - Attack of the Clones (2002)

Quando saiu o Episódio II eu já estava em Lisboa, a caminho de me tornar num snob de cinema, e portanto já não tive brinquedos de Star Wars.

Mas não é que não quisesse porque foi por essa altura que os Legos de Star Wars começaram a ficar realmente interessantes, com algumas verdadeiras pérolas a saírem.

Gostei particularmente da ideia de haver um mini-set de Lego, para crianças, representando a famosa cena na qual o Anakin Skywalker mata uma tribo de Tusken Raiders.




Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith (2005)

Em 2005 estreia o Episódio III e o snob que eu já era teve de admitir que sim, o filme até era bom!
Certamente o melhor filme da nova trilogia, a grande força do Revenge of the Sith foi definitivamente o juntar das pontas todas e construir uma transição para o Episódio VI, sobretudo a nível visual e estético.

Também para este houve alguns modelos muito engraçados de Lego, incluindo duas variantes do Imperador Palpatine, e inclusive a cena em que ele luta contra o Samuel L. Jackson Jedi.



Finalmente, e como bónus, aqui ficam alguns outros brinquedos que eu encontrei enquanto vasculhava na internet para fazer este post.

Polis Massan Medic
Há um brinquedo particularmente estranho do Episódio III, que aparentemente é um médico Polis Massan, que se poderão lembrar, é quem está a fazer o parto da Rainha Amidala.




Darth Vader/Death Star Transformer

O Darth Vader é um Transformer que se transforma da Death Star! Como é que isto não foi mais popular é o que eu quero saber.



George Lucas and Family

Sempre quiseram brincar com o George Lucas e os seus filhos vestidos como personagens do Star Wars, agora podem!



E finalmente, o meu preferido:

Tauntaun with "Open Belly Rescue"

Sim, a famosa cena do Empire Strikes Back, na qual o Han Solo salva o Luke Skywalker enfiando-o dentro das entranhas de um Tauntaun morto, disponível para as crianças brincarem!




Portanto já sabem!

Podem oferecer-me brinquedos de Star Wars no Natal, que eu fico contente...

3 comentários:

  1. wink wink, nudge nudge... sai um crossguard lightsaber de plástico para brincares com o teu gato!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se ter um Light Saber vai tornar as minhas imitações do Darth Vader mais ou menos estranhas.

      Eliminar
  2. Relevante!
    https://www.youtube.com/watch?v=EYyuo7gm-aQ&feature=youtu.be

    ResponderEliminar