Pataniscas Satânicas

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quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

David Bowie, 1947-2016

Segunda feira esta semana acordámos com a notícia da morte de David Bowie.

Morreu um dos gigantes. Um daqueles que pela força imparável da sua imaginação, talento e criatividade, moldam a arte e a cultura à sua volta.

É uma perda irreparável.
Nunca mais haverá um David Bowie.


Nunca fui um fã de David Bowie.

Não no sentido em que tenha ouvido a sua música e tenha decidido que era algo de que não gostava, mas no sentido em que nunca investi a fundo na sua música e na sua obra. Mostraram-me outras coisas enquanto crescia (Beatles, sobretudo), e portanto o foco da minha atenção nunca recaiu especialmente sobre o Bowie.

Gosto muito da sua música e admiro imenso a sua produção artística, mas não sou um fã por respeito aos que podem de facto apelidar-se de fãs.

Mas apesar de nunca me ter debruçado especificamente sobre o Bowie, a verdade é que sempre soube que ele estava lá, e sempre o vi a aparecer por todo o lado.

A sua influência na música, na arte, na moda, e na cultura no geral foram tremendos e difíceis de quantificar.



Uma das maneiras mais engraçadas maneiras de medir o sucesso de uma figura pop é ver onde é que ela é referenciada na cultura pop.

Portanto, em jeito de tributo ao David Bowie, vamos ver onde é que, por força da figura que criou para si mesmo, acabou por ser referenciado noutros meios artísticos.

Por exemplo,

No jogo Metal gear Solid V: The Phantom Pain, existem os Diamond Dogs, a companhia militar privada fundada por Snake, cujo nome é uma referência directa a uma das canções de Bowie.

Toda a sequência de abertura do jogo é basicamente uma grande referência à letra da música Diamond Dogs, e era suposto ter sido acompanhado por essa mesma música.
No fim não foi usada a música Diamond Dogs, mas sim uma cover de outra canção de Bowie, The Man Who Sold the World.



Nas bandas desenhadas do Doctor Who, o companheiro do 11º Doctor, é John Jones, uma personagem directamente inspirada em Bowie.
Para além de partilharem o mesmo sobrenome, John Jones é um músico de Blues dos anos '60 sem sucesso que está fadado a tornar-se famoso como "Xavi Moonburst" e "The Tall Pale Earl", e muito do seu diálogo consiste de citações directas ou paródias às letras do Bowie


Em 1988 temos o filme Velvet Goldmine, realizado por Todd Haynes, que é sobre a ascenção meteórica à fama de uma estrela pop bisexual durante o movimento do Glam Rock dos anos '70. Não é decididamente um filme sobre David Bowie. O filme centra-se na personagem de Brian Slade, cujo alter-ego espacial, Maxwell Demon, não é o Ziggy Stardust. A sua banda, Venus in Furs, definitivamente não são os Spiders from Mars. Ao longo da sua vida, Slade apaixona-se por uma série de pessoas que de nenhuma forma se assemelham a Angie Bowie, Iggy Pop, Lou Reed, Mick Jagger ou Brian Eno.

Jonathan Rhys Meyers como Da- Brian Slade
No videoclip da música Dani California do album Stadium Arcadium dos Red Hot Chili Peppers, a banda veste-se de várias bandas rock, representando vários géneros musicais.
A determinada altura o Flea veste-se de Ziggy Stardust.




Ainda a propósito de bandas, os olhos de Murdoc, uma das personagens de Gorillaz, são directamente inspirados nos olhos assimétricos de David Bowie.


Na banda desenhada Sandman, escrita por Neil Gaiman, o aspecto da personagem Lucifer é directamente inspirado em David Bowie.


O visual de Lucifer na banda-desenhada homónima spinoff de Sandman, é inspirado num David Bowie correspondentemente mais maduro.


O grupo musical/cómico Flight of the Conchords tem vários vídeos onde David Bowie aparece em sonhos a uma das personagens, sempre com uma figura Gandalfiana.


Na série britânica Spitting Image, David Bowie é uma das muitas celebridadas transformada num boneco. Um dos sketches envolve Bowie e Mick Jagger a cantarem e dançarem juntos uma paródia do videoclip "Dancing in the Street"


No desenho animado Venture Bros. o líder da Guild of Calamitous Intent é o David Bowie, que tem a capacidade de alterar o seu aspecto físico.
Também na mesma série há uma sequência divertidíssima de tributo ao Space Oddity





Na curta metragem de Joss Whedon, Dr. Horrible's Sing-Along Blog, um dos vilões na Evil League of Evil chama-se Dead Bowie.



Finalmente, não posso deixar de referenciar uma das minhas preferidas, a versão que Chris Hadfield fez da canção Space Oddity, a bordo da Estação Espacial Internacional.




Though I'm past one hundred thousand miles
I'm feeling very still
And I think my spaceship knows which way to go
Tell my wife I love her very much, she knows

2 comentários:

  1. Ground control to major tom, take your protein pills and put your helmet on...

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    1. Também gosto do verso "You've really made the grade, and the papers want to know whose shirt you wear"

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